Casual

“The Imitation Game” ganha o prêmio do Festival de Toronto

Cinebiografia sobre o matemático britânico e decodificador da Segunda Guerra Mundial, Alan Turing, venceu o principal prêmio do Festival

Cinema: Cumberbatch em evento do filme "The Imitation Game", no Festival de Toronto (Mark Blinch/Reuters)

Cinema: Cumberbatch em evento do filme "The Imitation Game", no Festival de Toronto (Mark Blinch/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 09h51.

Toronto - O filme “The imitation Game”, uma cinebiografia sobre o matemático britânico e decodificador da Segunda Guerra Mundial Alan Turing, venceu o principal prêmio do Festival Internacional de Toronto, no domingo.

O filme, com Benedict Cumberbatch no papel de Turing, levou o prêmio do público de melhor filme na 39a edição do festival. 

Aceitando o prêmio em nome do diretor, Morten Tyldum, o representante da produtora Elevation Pictures, Noah Segal, disse simplesmente “Que delícia”, em uma referência a um membro da plateia que havia declarado a mesma coisa sobre Cumberbatch durante uma sessão de perguntas e respostas após a exibição do filme. “Foi inquietante, mas verdadeiro”, disse Segal.

O prêmio, que é escolhido pela plateia e já foi concedido a vencedores do Oscar, como “Quem Quer Ser um Milionário”, e “12 Anos de Escravidão”, deve aumentar as expectativas sobre o filme de Tyldum.

Turing interpreta um matemático brilhante que decodifica o código alemão Enigma, ajudando a encerrar a guerra. Ele se matou aos 41 anos após ter sido condenado por ser homossexual.

Cumberbatch, um dos atores mais cobiçados no cinema e na televisão, aceitou imediatamente o papel para ser Turing, disse à Reuters na semana passada.

“Há um grande peso, um ônus de responsabilidade”, disse o inglês de 38 anos. “Este foi um homem extraordinário e, infelizmente, estranhamente pouco conhecido por seus feitos.”

Outros filmes que tiveram destaque foram "Learning to Drive”, sobre uma escritora de Manhattan interpretada por Patricia Clarkson e "St. Vincent”, com o veterano Bill Murray.

Iniciado em 1976, o festival de Toronto agora figura junto a Cannes e Sundance como um dos principais do mundo, e frequentemente serve como ponto de lançamento de filmes atores que concorrerão ao Oscar, assim como filmes internacionais que buscam acordos de distribuição na América do Norte.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmesServiçosToronto

Mais de Casual

Com sandália de plástico, brasileira é finalista do Cartier Women's Initiative Awards

O melhor restaurante de Brasília segundo o ranking EXAME Casual 2024

20 anos de romance: descubra Charleston por meio das locações de Diário de Uma Paixão

Recém-lançada, Ferrari de quase R$ 4 milhões já vendeu 20 unidades no Brasil

Mais na Exame