Stars Coffee: conheça a "versão" do Starbucks criada para a Rússia

Rapper e empresário russos adquiriram 130 unidades da cafeteria norte-americana no fim de julho após sanções
 (AFP/AFP)
(AFP/AFP)
A
AFP

Publicado em 19/08/2022 às 12:20.

Última atualização em 19/08/2022 às 12:21.

A rede russa Stars Coffee inaugurou nesta sexta-feira, 19, seu primeiro restaurante em Moscou, para substituir o grupo americano Starbucks, que saiu da Rússia devido ao conflito na Ucrânia. 

"Por quê STARS? A nova marca reúne as estrelas da indústria gastronômica", afirmaram em um comunicado os novos donos da rede de cafés, o rapper russo Timati e o empresário Anton Pinski, que adquiriram as 130 unidades da Starbucks na Rússia no fim de julho.

VEJA TAMBÉM

O logo verde e branco da empresa americana recebeu a cor marrom e a figura de uma menina com o "kokochnik", um chapéu tradicional russo, que substitui a sereia do Starbucks. Os produtos para o café agora serão locais e o cardápio de comidas e sobremesas será completamente remodelado por novos chefs, segundo o comunicado.

Ao contrário dos "McDonald's russos" inaugurados em junho, não houve grande campanha publicitária para a abertura do principal restaurante da Stars Coffee na avenida Novy Arbat, no centro da capital russa. Quase 80% dos aproximadamente 2.000 funcionários que trabalhavam para a Starbucks aceitaram trabalhar na nova rede.

A rede Starbucks, que havia fechado os estabelecimentos na Rússia de maneira provisória no início da ofensiva na Ucrânia, em 24 de fevereiro, anunciou no fim de maio a saída do país. A empresa americana estava presente na Rússia desde 2007.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos pra você aproveitar seu tempo livre com qualidade