Spencer, Audible e tick, tick… BOOM!: indicados ao Oscar que valem o play
Com uma gama de categorias, conheça alguns filmes do festival para maratonar no fim de semana
Fernanda Bastos
Publicado em 24 de março de 2022 às 18h39.
Última atualização em 25 de março de 2022 às 16h29.
Seja pela presença de grandes atores, seja pelas diversas categorias da premiação, o Oscar é um dos eventos cinematográficos que mais movimentam o mercado do entretenimento. Comédia, filme em preto e branco, drama ou suspense, não faltaram opções nas indicações deste ano.Há filmes para todos os gostos, e já que a lista dos indicados é grande, separamos abaixo alguns títulos que você não deve deixar de conferir.
Filmes indicados ao Oscar
Audible
Indicado na categoria de Documentário em Curta-Metragem, Audible conta a história do time de futebol americano daEscola para Surdos de Maryland. Durante seus 38 minutos, o documentário torna audível a rotina, desafios, os sonhos e os gritos do aluno, Amaree McKesntry, e seus amigos. Com um tom bastante intimista, o curta trata sobre a importância da inclusão e da comunidade surda na vida dos adolescentes. O documentário está disponível no Netflix.
The Queen of Basketball
Dirigido porBen Proudfooteproduzido pelo jornal New York Times, esse documentário em curta-metragem rememora a carreira de uma das grandes, e talvez mais esquecidas, jogadoras de basquete dos Estados Unidos.Lusia Harris, pioneira no basquete feminino, tem uma trajetória um tanto curiosa com o esporte. Além das imagens de acervo dos campeonatos, a narrativa é contada pela própria esportista — faleceu em janeiro com 66 anos. É possivel assistir o documentário no Youtube.
Apresentando os Ricardos
Com três indicações ao Oscar, Apresentando os Ricardos revisita a comédia americana para televisão de meados de 1950. Nicole Kidman e Javier Bardem dão vida ao casal Lucille Ball e Desi Arnaz, os grandes atores por trás do TV show I Love Lucy. Além de um time de atores de peso, o longa conta com um figurino impecável e entrevistas de membros da equipe original de produção. Durante as 2 horas de filme, o telespectador mergulha em provocações sobre o universo hollywoodiano e na não tão glamurosa vida dos atores — cheia de altos e baixos. O filme está disponível no Amazon Prime Video.
Tick, tick… BOOM!
Tick, tick… BOOM! rendeu ao ator Andrew Garfield a indicação ao Oscar de Melhor Ator. Presente no Netflix, o filme compartilha a carreira deJonathan Larson, compositorde um dos musicais mais famosos da Broadway, Rent (1996). O interessante do filme é a possibilidade de acompanhar a história desafiadora de Jonathan, misturando duas de suas obras: o seu primeiro musical, Superbia e tick, tick… BOOM!, seu monólogo autobiográfico. Com grandes hits e momentos de arrepiar, o filme apresenta o diretor à geração Z — que estava nascendo perto do lançamento de Rent. O filme está disponível aos assinantes do streaming Netflix.
Desperte seu lado casual com a newsletter EXAME Casual. Clique aqui para assinar e saber mais!
Amor, Sublime Amor
Steven Spielberg se desafia na direção de Amor, Sublime Amor. O musical fala sobre um amor proibido entre Maria e Anton, o casal das gangues rivais Sharks e Jets. Com 2h 36min, o longa faz uma bela homenagem ao original, com músicas da versão de 1961, dirigida por Jerome Robbins e Robert Wise. O romance à la Romeu e Julieta, traz reflexões sobre questões raciais e os muros construídos por conflitos de interesse. O clima dançante do drama se equilibra bem com a identidade visual, marca registrada de Spielberg. O filme pode ser alugado na Apple TV.
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
E se o mundo fosse invadido por robôs e sua família fosse a única esperança da humanidade? Essa é a premissa de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas. O filme, indicado na categoria de Melhor Filme em Animação, conta os esforços de uma família comum e improvável que precisa salvar a humanidade de um apocalipse das máquinas, e a si mesmos. Do mesmo diretor de Gravity Falls: Um Verão de Mistérios, o longa conta as desventuras de Katie e sua família, de maneira bem divertida. A indicação do filme é livre, o que torna perfeito para ser assistido em família e está disponível na Netflix.
Spencer
A princesa Diana é uma das figuras mais enigmáticas e, ao mesmo tempo, extremamente amigáveis que já colocaram os pés na Coroa Britânica. A sua vida, e consequentemente sua morte, causou alvoroço em meio aos paparazzi e fãs. Em Spencer, Kristen Stewart vive a amada Diana durante as festividades do Natal. Expondo as tradições arcaicas da Família Real e muitas desavenças entre os parentes, o filme é uma ótima janela ao universo interno da Princesa de Gales. Com roteiro de Steven Knight e direção de Pablo Larraín, o longa faz um paralelo entre Ana Bolena e Diana, duas mulheres da realeza que sofreram por conta dos casamentos. O filme conta com ótima fotografia e figurino e está em cartaz nos cinemas.