Semana Internacional do Café: um dos maiores eventos sobre a bebida do mundo acontece no Brasil
Entenda os termos ligados ao universo do café que ganharão destaque no evento
Colunista
Publicado em 20 de novembro de 2024 às 10h14.
Nesta semana, Belo Horizonte (MG) recebe a Semana Internacional do Café, um dos maiores eventos sobre a bebida do mundo e o grande encontro de profissionais que têm o objetivo de se conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.
Com o objetivo de entrar no clima, separamos alguns dos principais termos e curiosidades ligados ao universo do café que irão bombar durante a SIC. Confira!
Você sabe o que são osblendsde café?
O termo blend, na língua inglesa, significa misturar ou mesclar. O café blendado é aquele que utiliza a combinação de diferentes grãos com a finalidade de produzir uma bebida com determinados atributos acentuados. É uma técnica que agrega valor ao resultado final, ou seja, é bastante apreciado na xícara.
No mercado de cafés, a união entre as espécies Arábica e Canéfora (robusta e conilon) é a mais comum de ser encontrada. Enquanto a primeira apresenta sabor suave, equilibrado, adocicado, floral, frutado e cítrico, a segunda traz uma característica marcante, encorpada, amadeirada e de cereal. Pode-se também criar blends com arábicas ou canéforas de diferentes origens, produtores ou até variedades, há muitas possibilidades. O blend de café é um processo seguro e que dá personalidade à bebida.
Entenda o que significa o termo barista
De origem italiana, o termo barista é utilizado para denominar os profissionais especializados em preparar, servir e criar bebidas à base de café. Além de saber operar uma máquina de café espresso, é necessário possuir conhecimento sobre diferentes tipos de grãos, técnicas de torrefação, métodos de extração, dentre outros aspectos relacionados ao universo do café.
Os estilos de café
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), os estilos de café são:
- Café Especial: possui amargor muito baixo, doçura de alta a muito alta e qualidade da acidez de alta a muito alta. Pode apresentar aromas intensos frutados, florais, baunilha, alcoólico e especiarias, não necessariamente todos juntos e obrigatórios, mas de intensidade alta e perceptível;
- Café Extraforte: possui amargor alto, doçura de baixa a muito baixa e qualidade da acidez de baixa a muito baixa. Pode apresentar aromas moderados a fortes de tostado, especiarias, chocolate, madeira e herbal, não necessariamente todos juntos. Não apresenta aromas fortes ou muito fortes de terra/mofo, queimado, químico e verde. Normalmente, o ponto de torra é até moderadamente escuro;
- Café Gourmet: possui amargor baixo, doçura de equilibrada a alta e qualidade da acidez de equilibrada a alta. Pode apresentar aromas leves de florais e frutados, e mais intensos de caramelo, mel e amêndoas, não necessariamente todos juntos e obrigatórios, mas de intensidade alta e perceptível;
- Café Tradicional: possui amargor alto, doçura de baixa a muito baixa e qualidade da acidez de baixa a muito baixa. Pode apresentar aromas moderados a fortes de tostado, especiarias, chocolate, madeira e herbal, não necessariamente todos juntos. Não apresenta aromas fortes ou muito fortes de terra/mofo, queimado, químico e verde;
- Café Superior: possui amargor, doçura e qualidade de acidez de equilibrado a baixa. As notas sensoriais trazem aromas de caramelo, cereal, tostado, amendoado, chocolate, leve frutado, especiarias e amadeirado (cedro e carvalho), não necessariamente todos juntos.
Métodos de preparo do café
Existem diversas maneiras de preparar o tão amado cafezinho. Afinal, a bebida oferece inúmeras possibilidades, e a forma que ela é feita influencia bastante no sabor final, bem como na experiência. Filtro de papel, coador de pano, cafeteira italiana ou Moka, Prensa Francesa e AeroPress são alguns exemplos. Mas, não se esqueça, atente-se sempre à qualidade e à pureza do café no momento de escolher o que mais se adequa ao seu paladar.
ABIC realiza final do Campeonato Brasileiro de Blends de Café na SIC
No último dia do evento, 22/11, às 15h, a Associação Brasileira da Indústria de Café vai realizar a final do Campeonato Brasileiro de Blends de Café. A competição contará com seis participantes, os vencedores das etapas de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
Fique por dentro da nossa coluna e não perca as novidades relacionadas ao universo do café!