Casual
Acompanhe:

Saiba como evitar golpes para comprar ingressos de shows

Especialista em segurança da informação dá dicas para fãs não sofrerem fraudes de golpistas

Empolgação dos fãs pode ser alvo dos golpistas (Kevin Mazur/Getty Images)

Empolgação dos fãs pode ser alvo dos golpistas (Kevin Mazur/Getty Images)

G
Gabriel Aguiar

26 de outubro de 2022, 08h00

Você sabia que um brasileiro sofre tentativa de fraude a cada 9 minutos – de acordo com estimativas do Serasa? E isso também se aplica a shows e eventos que teremos por aqui, já que os fãs podem ser alvos dos golpistas que tentam vender ingressos falsos. “Esses criminosos são especialistas e por isso é preciso suspeitar”, diz Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET.

LEIA TAMBÉM

Com a tendência dos bilhetes eletrônicos em vez de tickets impressos, há golpistas que repassam um mesmo ingresso para diferentes compradores por meio das plataformas online e desaparecem antes de serem rastreados, explica Barbosa. E ainda existem anúncios em sites paralelos, com links falsos e valores fora da média, que podem pedir informações sensíveis (como os dados bancários).

“É importante verificar se os vendedores são quem eles dizem ser e suspeitar de qualquer oferta que peça para clicar em links externos ou preencher informações cadastrais”, diz o especialista. E a dica é pesquisar detalhes a respeito do fornecedor, dar preferência por plataformas oficiais, sempre atento aos termos de serviço, formas de pagamento, meios de envio e às políticas para devolução.

Confira as dicas para evitar problemas na hora de comprar ingressos:

  • Suspeite de preços muito abaixo da média dos ingressos originais;
  • Priorize a compra em sites oficiais;
  • Caso for comprar de outra pessoa que está oferecendo ou não poderá ir mais no show, certifique-se que seja alguém de confiança e que possa mostrar os comprovantes de compra oficiais;
  • Não forneça dados pessoais para pessoas desconhecidas.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.