Rock in Rio 2022: o guia completo para o festival

Confira informações sobre ingressos, transfers para o Rio de Janeiro e evento, dicas de alimentação e sugestões de looks para o Rock in Rio
São esperadas mais de 700 mil pessoas no evento deste ano. (NurPhoto/Getty Images)
São esperadas mais de 700 mil pessoas no evento deste ano. (NurPhoto/Getty Images)
J
Julia Storch

Publicado em 31/08/2022 às 12:10.

Última atualização em 01/09/2022 às 07:59.

Após dois anos sem apresentações na Cidade do Rock, mais de 140 bandas e cantores divididos em 5 palcos retornam para a 9ª edição do Rock in Rio, que terá 7 dias de apresentações. Porém, com a expectativa de receber 700 mil pessoas no evento, há poucas ofertas de hospedagens e passagens para o Rio de Janeiro. Com isso, listamos algumas informações sobre ingressos, transfers para o Rio de Janeiro e para o evento, dicas de alimentação e sugestões de looks para o Rock in Rio.

O que vestir para o Rock in Rio?

Quem frequenta festivais de música, sabe que roupas e sapatos confortáveis são essenciais. Porém, o estilo não precisa ficar de lado. Com isso, a consultora de moda Camile Stefano indica as três peças que não têm erro na hora de decidir o visual para o evento.

O estilo boho chique, queridinho dos frequentadores dos festivais internacionais, como Coachella e Glastonbury, é uma aposta certeira. Esse é o momento de tirar o jeans do armário.

“Short e jaqueta jeans são a combinação coringa dos shows de rock. E vale a pena apostar em técnicas de personalização: bottons, cintos com pedrarias e pochetes para dar personalidade às peças”, sugere a especialista.

Na edição deste ano do Rock in Rio Lisboa os croppeds dominaram o visual e, segundo Camile, no Brasil não será diferente. Peças estampadas, com paetês ou com recortes são fáceis de combinar e perfeitos para o calor do Rio de Janeiro.

“Os destaques deste ano serão os tops feitos com amarrações de lenços. A tendência está em alta e é uma ótima opção para o calor. A dobra triangular, estilo tomara que caia, é a mais usada”, recomenda a stylist.

Para os pés, Stefano indica a bota cowboy. "Será a  peça favorita entre as fashionistas e o complemento perfeito para a dupla short jeans e lenço cropped. Os modelos em preto com o cano alto poderão ser usados durante todo o ano, já que são o básico favorito da temporada", diz.

Stefano ressalta, ainda buscar modelos que garantam o conforto. "Diversas lojas de 'calçados confortáveis', contam com variações da bota”, diz.

LEIA TAMBÉM: Veja a previsão do clima para o 1° fim de semana do Rock In Rio

Bota estilo cowboy é a sugestão da stylist para o evento. (Jeremy Moeller/Getty Images)

Qual o line up do Rock in Rio?

2 de setembro (Sexta-feira)

Palco Mundo
Iron Maiden
Dream Theater
Gojira
Sepultura + Orquestra Sinfônica Brasileira

Palco Sunset
Bullet For My Valentine
Living Colour Feat. Steve Vai
Metal Allegiance
Black Pantera convida Devotos

Palco Supernova
Ratos de Porão
Matanza Ritual
Surra
Crypta

Espaço Favela
Gangrena Gasosa
Affront
Revengin

3 de setembro (Sábado)

Palco Mundo
Post Malone
Marshmello
Jason Derulo
Alok

Palco Sunset
Racionais MC's
Criolo convida Mayra Andrade
Xamã convida Brô MC's
Papatinho + L7nnon convidam MC Hariel e MC Carol

Palco Supernova
TETO
MC Poze do Rodo convida Bielzin
Yunk Vino
Hiosaki
Ike

Espaço Favela
PK convida MC Don Juan
Bin
Azula

4 de setembro (Domingo)

Palco Mundo
Justin Bieber
Demi Lovato
IZA
Jota Quest

Palco Sunset
Gilberto Gil
Emicida convida Drik Barbosa, Rael e Priscilla Alcântara
Luísa Sonza convida Marina Sena
Matuê

Palco Supernova
Lil Whind e convidados: DOODE, OMNI, REID e WIU
WC no Beat e convidados: Felp 22, Hyperanhas e Mc Th
Cone Crew Diretoria

Espaço Favela
Funk Orquestra
Buchecha
Taylan

A cantora Duda Beat fará sua primeira apresentação no festival. (C&A/Divulgação)

8 de setembro (Quinta-feira)

Palco Mundo
Guns N’ Roses
Måneskin
The Offspring
CPM22

Palco Sunset
Jessie J
Corinne Bailey Rae
Gloria Groove
Duda Beat

Palco Supernova
Francisco, El Hombre
O Grilo
Scatolove
Cali

Espaço Favela
TH4I convida Lia Clark
Drenna
Izrra

9 de setembro (Sexta-feira)

Palco Mundo
Green Day
Fall Out Boy
Billy Idol
Capital Inicial

Palco Sunset
Avril Lavigne
1985: A Homenagem (Ivan Lins, Elba Ramalho, Blitz, Alceu Valença e Pepeu Gomes recebem Luisa Sonza, Liniker, Agnes Nunes, Xamã e Andreas Kisser)
Jão
Di Ferrero e Vitor Kley

Palco Supernova
Supercombo
Castello Branco
Sebastianismos
Number Teddie

Espaço Favela
MD Chefe e Domlaike
Choice
Marvvilla

10 de setembro (Sábado)

Palco Mundo
Coldplay
Camila Cabello
Bastille
Djavan

Palco Sunset
CeeLo Green
Maria Rita
Gilsons convida Jorge Aragão
Bala Desejo

Palco Supernova
Jovem Dionísio
Daparte
João Napoli convida Ananda
Mackaco

Espaço Favela
Ferrugem convida Thiaguinho
Orochi
El Pavuna

11 de setembro (Domingo)

Palco Mundo
Dua Lipa
Megan Thee Stallion
Rita Ora
Ivete Sangalo

Palco Sunset
Ludmilla
Macy Gray
Power! Elza Vive (Majur, Agnes Nunes, Caio Prado, Mart’nália, Gaby Amarantos e Larissa Luz)
Liniker convida Luedji Luna

Palco Supernova
Priscilla Alcântara
Bianca
Mariah Nala
Muse Maya

Espaço Favela
Lexa
Azzy
Ella Fernandes

Como chegar ao Rock in Rio?

O transfer oficial para o evento é a empresa BusUp. A empresa será responsável por todas as rotas fora do estado do Rio de Janeiro. A startup oferecerá saídas de pontos estratégicos da capital paulista, além de Santos, Campinas e ABC Paulista.

Caso nenhuma das rotas atenda a necessidade dos interessados, é possível propor uma nova rota, que será analisada.

Mais informações, como endereços, horários e datas de embarque, podem ser obtidas no site que a BusUp desenvolveu para atender os frequentadores do evento. O valor das passagens é de R$ 349 (ida e volta). As vendas se encerram 7 dias antes da data de saída do transfer.

Uber

A Uber também terá uma operação especial para que os usuários possam chegar e sair do evento com tranquilidade. Localizado no Centro de Convenções Riocentro, a cerca de 1 km do Parque Olímpico, o Espaço Uber será uma área exclusiva para embarque e desembarque durante os dias de shows para usuários e motoristas parceiros aguardarem por suas viagens.

O espaço terá área de descanso, banheiros, estações de carregamento de celular e food trucks.

Para chegar ao local e ter acesso ao evento, basta que o usuário digite "Centro de Convenções Riocentro" como destino no aplicativo da Uber.

Rock Express

O ônibus Rock Express também é uma opção para chegar ao festival. A passagem custará R$ 22 e o embarque será realizado nos terminais Jardim Oceânico e Alvorada, com saídas a partir das 12h.

O ônibus percorrerá os corredores do BRT, com desembarque no Terminal Centro Olímpico, a 700 metros do Parque Olímpico, local do evento. A compra da passagem é feita diretamente pelo site do festival em transporterockexpress.com.br.

Pode levar comida no Rock in Rio?

É possível levar lanches de casa para o evento. Porém, há algumas regras para isso. Cada pessoa pode levar até cinco itens embalados em plástico, como ziplocks ou em pacotes lacrados, como alimentos industrializados como barrinhas de cereal, salgadinhos, biscoitos e bolachas, por exemplo. Não é permitida a entrada de tupperwares.

Para matar a sede, é permitido levar garrafas de água sem tampa para serem enchidas nos bebedouros disponíveis no evento.

Como funciona o ingresso digital?

Enquanto muita gente já baixou, transferiu e salvou o ticket diretamente em seus smartphones, outros ainda não fizeram ou não conseguiram concluir o passo a passo.

Para baixar o ingresso é necessário que você acesse sua conta Ingresso.com no navegador padrão do celular que utilizará no dia do show. Vá até a aba ‘Rock in Rio Brasil 2022’ e clique na opção ‘salvar no smartphone’. Será aberta uma opção de preenchimento de dados, faça-a de acordo com quem for usar o ticket no dia do evento. Dados verificados? Agora aparecerá a opção ‘adicionar à carteira’ (iOS ou Android).

Após ser direcionado para o aplicativo de sua carteira digital, clique em ‘adicionar’. Para usuários Android, o botão aparece na parte inferior da tela; nos aparelhos com iOS, na parte superior. Pronto, agora o processo estará concluído. Só o faça quando tiver a certeza de que não presenteará ninguém com seu ingresso.

Como transferir o ingresso do Rock in Rio para outra pessoa?

Quem comprou o ingresso do Rock in Rio Brasil 2022 pode enviá-lo a outra pessoa. Esse processo pode ser feito tanto pelo celular quanto pelo computador, mas apenas pelos navegadores, o aplicativo da Ingresso.com é exclusivo para entradas de cinema.

Ao entrar na sua conta, basta acessar a aba ‘Rock in Rio Brasil 2022’, onde estarão ‘seus pedidos’. Agora, clique no botão ‘transferir’ e digite o e-mail da conta Ingresso.com da pessoa que receberá o ingresso.

Na sequência, um código será gerado, e você precisa informá-lo ao destinatário para concluir a transação. O processo também vale para as meias-entradas, a diferença é que o portador do ingresso precisará comprovar o direito ao benefício antes de entrar no evento.

Mas, atenção. Não deixe para a última hora pois não haverá opção de transferência virtual no dia do show. Portanto, faça seu download até às 23h59 do dia anterior à data escolhida.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos pra você aproveitar seu tempo livre com qualidade