Exame Logo

Robert Downey Jr. completa 50 anos deixando polêmicas

O ator atravessa um de seus melhores momentos profissionais e um período de tranquilidade em sua conturbada vida pessoal

Robert Downey Jr.: durante uma década o ator entrou e saiu de centros de reabilitação (Kevin Winter/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2015 às 13h13.

Los Angeles - Robert Downey Jr . completa 50 anos neste sábado, atravessando um de seus melhores momentos profissionais e também um período de tranquilidade em sua conturbada vida pessoal, que teve como "sets" tribunais e carceragens.

Nascido em Manhattan, Nova York , em 1965, é um dos atores mais bem pagos da história do cinema , e um dos mais respeitados desde o início da precoce carreira.

Cada vez mais, Downey Jr. é desejado por estúdios pela capacidade de gerar retorno em bilheteria.

Além disso, se trata de um ex-viciado e ex-condenado pela Justiça, que durante uma década entrou e saiu de centros de reabilitação. Como já admitiu, as drogas entraram em sua vida antes dos 10 anos, apresentadas pelo pai, o também ator Robert Downey Sr. Em 2014, viu seu filho Indio ser detido por porte de entorpecentes.

Dois anos antes, Downey Jr. comemorou o nascimento do segundo filho, Exton, fruto do casamento com a produtora Susan Levin, com quem se casou em 2005, um ano depois da formalização de sua primeira união, com Deborah Falconer.

A segunda mulher é considerada pelo próprio ator como a responsável pela guinada na vida, pois nela encontrou a estabilidade que precisava para deixar no passado as turbulências pessoais.

"As drogas ou eu", disse Levin a Downey Jr., logo no começo da relação, segundo entrevista concedida por ele em 2008 à revista "Penthouse", o que teria representado um "choque saudável".

A carreira do astro começou quando ele tinha apenas cinco anos, com uma participação em "Pound", escrito e dirigido pelo pai. Apesar de precoce, nunca se tratou de uma estrela infantil.

Sua carreira começaria mesmo em 1983, com as primeiras participações mais relevantes e os primeiros papéis de protagonista, com destaque para "Mulher Nota Mil", de 1985, "De Volta às Aulas", de 1986, até chegar a "1969 - O Ano que Mudou Nossas Vidas", de 1988, e "Air America - Loucos Pelo Perigo", de 1990.

A trajetória ascendente resultou na indicação ao Oscar de melhor ator em 1993, pela atuação em "Chaplin", do ano anterior. Downey foi aclamado ao interpretar Charles Chaplin, mas a partir daí viveu longo período de decadência, com uma série de incidentes.

Em 1996, dois anos depois da participação em "Assassinos por Natureza", de Oliver Stone, o ator foi detido na Califórnia por dirigir alcoolizado e em excesso de velocidade. No veículo, a polícia ainda encontrou uma arma e muitas drogas, inclusive heroína.

Depois de deixar a prisão, o período de liberdade foi curto, já que acabou preso ao ser encontrado inconsciente na cama da filha de um vizinho. Pouco depois, veio a terceira detenção, ao fugir de um centro de reabilitação para dependentes químicos.

A partir daí foi uma série de internações, muitas vezes como medidas alternativas para não voltar a ser preso, até que em agosto de 1999, um juiz o condenou a ficar três anos recluso na penitenciária de Corcoran, na Califórnia, por não entender mais que penas leves fossem possíveis de serem aplicadas.

Downey Jr. saiu da prisão após um ano e procurou tratamento voluntário para se livrar das drogas. Imediatamente, foi recebido de braços abertos por Hollywood, primeiro em um papel na série "Ally McBeal: Minha Vida de Solteira", pelo qual ganhou um Globo de Ouro e foi indicado ao Emmy.

Em novembro de 2000, no entanto, voltou a ser preso com cocaína e metanfetaminas, motivo pelo qual acabou em clínica de reabilitação para escapar de nova prisão.

Longe da primeira mulher, de quem já estava distante há anos, em 2003 entrou na sua vida Susan Levin, com quem trabalhou no thriller de terror "Na Companhia do Medo". Dois anos depois, Downey Jr. trabalharia com a futura esposa em "Beijos e Tiros", filme que voltou a colocar a carreira do ator em alta.

Depois veio "Zodíaco", de 2007, antes da explosão com "Homem de Ferro", na pele do ricaço Tony Stark, que para salvar sua vida cria uma armadura quase imbatível, que depois de aprimorada passa a ser um símbolo do combate ao crime.

Apesar de Downey e Stark parecerem feitos um para o outro, o diretor da obra, Jon Favreau, admitiu posteriormente que teve que travar duelo com a Marvel Studios para escolher o amigo para o papel. O astro teve que fazer testes, o que não acontecia desde Chaplin.

Com os três filmes da série do "Homem de Ferro", os estúdios arrecadaram US$ 2,3 bilhões. Stark, ou melhor, Downey Jr., ainda estrelou "The Avengers: Os Vingadores", e estará de volta em "Vingadores: Era de Ultron", que será lançado no mês que vem.

A retomada do sucesso não parou com o super-herói, já que o ator venceu o Globo de Ouro por "Sherlock Holmes", de 2009. Além disso, obteve a segunda indicação ao Oscar por "Trovão Tropical", de 2008, como ator coadjuvante.

Se em 1993 acabou perdendo disputa para Al Pacino, indicado por "Perfume de Mulher", desta vez foi superado por Heath Ledger, que recebeu o prêmio de maneira póstuma pela atuação em "Batman: O Cavaleiro das Trevas".

Diferente do que havia acontecido 16 anos antes, Downey Jr. mostrou maturidade na derrota, dando mais uma demonstração de que o passar dos anos só vem fazendo bem a ele e fazendo desparecer sua instabilidade emocional.

São Paulo – O mês de abril guarda grandes estreias no cinema . Uma das principais produções a chegar nas telonas nas próximas semanas é a sequência “Vingadores: A Era de Ultron”. Outro filme de ação muito esperado é “Velozes e Furiosos 7”, longa-metragem que conta com a atuação de Paul Walker, que morreu em 2013 sem completar as filmagens. Entre os dramas , um dos maiores destaques é “Cake – Uma razão para viver”, estrelado por Jennifer Aniston. Confira nas imagens estes e outros títulos que estreiam neste mês.
  • 2. “Velozes e Furiosos 7” – 2 de abril

    2 /16

  • Veja também

    Estrelado por Vin Diesel e pelo já falecido ator Paul Walker, o mais novo capítulo da franquia “Velozes e Furiosos” chega aos cinemas no dia 2 de abril, com muita adrenalina e belas máquinas. Desta vez, a equipe de Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker) e Letty (Michelle Rodriguez) volta para os Estados Unidos, mas sua paz é abalada por Ian Shaw (Jason Statham), um assassino profissional sedento por vingança, pela morte de seu irmão. “Velozes e Furiosos 7” (“Furious 7”)
    Direção: James Wan
    Gênero: Ação
    Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Tyrese Gibson, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster e Dwayne Johnson
  • 3. “O último ato” – 2 de abril

    3 /16

  • Estrelado por Al Pacino, o filme “O último ato” conta a história de Simon Axler (Al Pacino), um famoso ator que entra em crise após passar a acreditar que perdeu sua capacidade de interpretar. Após se tratar, ele reencontra Pegeen Stapleford (Greta Gerwig), a filha de um casal de amigos que há anos não encontrava. Os dois dão início, então, uma relação, apesar da diferença de idade. “O último ato” (“The humbling”)
    Direção: Barry Levinson
    Duração: 112 minutos
    Gênero: Drama
    Elenco: Al Pacino, Greta Gerwig, Nina Arianda, Kyra Sedgwick, Dan Hedaya
  • 4. “Um fim de semana em Paris” – 2 de abril

    4 /16

    Com estreia marcada para 2 de abril, o filme “Um fim de semana em Paris” traz a vida de Nick (Jim Broadbent) e Meg (Lindsay Duncan), um casal de professores na faixa dos 60 anos de idade que viajam a Paris para comemorar os 30 anos de casamento. Lá, eles vivem grandes emoções e refletem sobre o desgaste que a relação de tanto tempo sofreu ao longo dos anos. “Um fim de semana em Paris” (“Le Week-end”)
    Direção: Roger Michell
    Duração: 93 minutos
    Gênero: Comédia dramática
    Elenco: Jim Broadbent, Lindsay Duncan, Jeff Goldblum, Olly Alexander
  • 5. “O ano mais violento” – 2 de abril

    5 /16

    Com estreia prevista para 2 de abril, o filme “O ano mais violento” se passa na cidade de Nova York, em 1981. Naquele ano, o imigrante Abel Morales (Oscar Isaac) e sua esposa, Anna (Jessica Chastain), se esforçam para levar uma boa vida e fazer o negócio da família crescer, mas são obrigados a enfrentar os desafios impostos pela violência e pela corrupção locais. “O ano mais violento” (“A most violent year”)
    Direção: J. C. Chandor
    Duração: 125 minutos
    Gênero: Drama
    Elenco: Oscar Isaac, Jessica Chastain, David Oyelowo, Albert Brooks
  • 6. “Jessabelle - O Passado Nunca Morre” – 9 de abril

    6 /16

    O filme de terror “Jessabelle - O Passado Nunca Morre” estreia no dia 9 de abril. Na trama, Jessie (Sarah Snook) se vê obrigada a voltar a viver na casa de seu pai, após sofrer um acidente que lhe deixa com as pernas imobilizadas. Além das dificuldades motoras, ela terá que enfrentar seu medo, já que um espírito chamado Jessabelle passa a atormentar sua vida. “Jessabelle - O Passado Nunca Morre” (“Jessabelle”)
    Direção: Kevin Greutert
    Duração: 90 minutos
    Gênero: Terror
    Elenco: Sarah Snook, Mark Webber, David Andrews, Joelle Carter
  • 7. “Cada um na sua casa” – 9 de abril

    7 /16

    O desenho “Cada um na sua casa” apresenta a inusitada amizade entre a adolescente Tip (Rihanna) e o extra-terrestre Oh (Jim Parsons), que vem para a Terra junto com sua espécie, os Boov, em busca de um novo lar. Depois de aprontar grandes confusões, o alienígena Oh foi exilado de seu grupo e é nesse momento que sua ligação com Tip vai surgir. “Cada um na sua casa” (“Home”)
    Direção: Tim Johnson
    Duração: 94 minutos
    Gênero: Animação
    Elenco: Jim Parsons, Rihanna, Steve Martin
  • 8. “Shaun, o Carneiro” – 16 de abril

    8 /16

    O filme “Shaun, o Carneiro” conta a saga de uma ovelha que, após tirar um dia de folga, faz com que seu dono perca a fazenda onde vive. Diante disso, ela precisa reverter a situação e levar seu rebanho de volta à fazenda. “Shaun, o Carneiro” (“Shaun the Sheep Movie”)
    Direção: Mark Burton, Richard Starzak
    Duração: 85 minutos
    Gênero: Animação
    Elenco: Omid Djalili, Andy Nyman, Nick Park
  • 9. “Não olhe para trás” – 16 de abril

    9 /16

    O filme “Não olhe para trás” revela a vida de Danny Collins (Al Pacino), um músico de longa carreira que há muito tempo não tem inspiração para compor. Um dia, descobre que John Lennon e Yoko Ono escreveram uma carta para ele, quando era jovem, mas a carta nunca havia chegado. Essa revelação dá impulso para que ele mude os rumos de sua vida e vá em busca de seu filho. “Não olhe para trás” (“Danny Collins”)
    Direção: Dan Fogelman
    Duração: 106 minutos
    Gênero: Comédia dramática
    Elenco: Al Pacino, Annette Bening, Bobby Cannavale, Jennifer Garner
  • 10. “Chappie” – 16 de abril

    10 /16

    O filme “Chappie” estreia no dia 16 de abril e conta a história de um robô que tem capacidade de pensar e sentir, mas é “sequestrado” por bandidos que pretendem usá-lo para praticar o mal. “Chappie”
    Direção: Neill Blomkamp
    Duração: 114 minutos
    Gênero: Ficção científica, ação
    Elenco: Sharlto Copley, Dev Patel, Jose Pablo Cantillo, Sigourney Weaver
  • 11. “Os Vingadores 2: A Era de Ultron” – 23 de abril

    11 /16

    A sequência “Os Vingadores 2: A Era de Ultron” estreia no dia 23 de abril e traz os novos desafios e aventuras do grupo de super-heróis formado por Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner). “Os Vingadores 2: A Era de Ultron” (“The Avengers: Age of Ultron”)
    Direção: Joss Whedon
    Gênero: Ação
    Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner
  • 12. “Uma longa jornada” – 30 de abril

    12 /16

    O filme “uma longa jornada” mostra o romance do cowboy Luke (Scott Eastwood) com Sophia Danko (Britt Robertson), que tem início após se conhecerem em um rodeio em sua cidade. A história dos dois é bem parecida com o passado de Ira Levinson (Alan Alda), um viúvo de 91 anos que cruza a vida do jovem casal. “Uma longa jornada” (“The longest ride”)
    Direção: George Tillman Jr.
    Gênero: Drama, Romance
    Elenco: Scott Eastwood, Britt Robertson, Alan Alda, Jack Huston
  • 13. “Noite sem fim” – 30 de abril

    13 /16

    O longa-metragem “Noite sem fim” mostra a correria de Jimmy Conlon, um assassino profissional (Liam Neeson), durante a noite em que terá que decidir entre salvar a vida de seu filho, com o qual não tem muito contato, e agir contra a máfia, chefiada por um amigo, arriscando sua própria vida. “Noite sem fim” (“Run all night”)
    Direção: Jaume Collet-Serra
    Duração: 114 minutos
    Gênero: Ação
    Elenco: Liam Neeson, Ed Harris, Joel Kinnaman
  • 14. “Cake – Uma razão para viver” – 30 de abril

    14 /16

    Estrelado por Jennifer Aniston, o filme “Cake – Uma razão para viver” conta o drama de Claire Simmons, uma mulher deprimida que passa a frequentar um grupo de ajuda para pessoas com dores crônicas. Nesse ambiente, ela conhece a história de Nina (Anna Kendrick), uma mulher que comete suicídio, despertando uma estranha fixação em Claire. Na medida em que a protagonista se aprofunda na trajetória da falecida, ela estabelece uma relação com o ex-marido de Nina. “Cake – Uma razão para viver” (“Cake”)
    Direção: Daniel Barnz
    Duração: 102 minutos
    Gênero: Drama
    Elenco: Jennifer Aniston, Adriana Barraza, Anna Kendrick, Sam Worthington
  • 15. “Entre abelhas” – 30 de abril

    15 /16

    Com o humorista Fábio Porchat no papel principal, o longa “Entre abelhas” estreia no dia 30 de abril com a estranha história de Bruno, um homem que, após passar pelo traumático fim de seu casamento, não consegue mais ver as pessoas. Aos poucos, ele percebe que aqueles que estão ao seu lado estão invisíveis. “Entre abelhas”
    Direção: Ian SBF
    Gênero: Comédia dramática
    Elenco: Fábio Porchat, Marcos Veras, Marcelo Valle, Giovanna Lancellotti
  • 16. Veja, agora:

    16 /16(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteAtores e atrizesCinemaEntretenimentoFilmesRobert Downey Jr.Serviços

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame