Revista publica “novo retrato de Shakespeare”

Uma publicação britânica publicou imagem de uma figura que afirma ser o primeiro e único retrato comprovadamente autêntico feito durante a vida do artista

Londres - Uma revista britânica publicou uma imagem de uma figura que afirma ser o primeiro e único retrato comprovadamente autêntico de William Shakespeare feito durante a vida do artista.

A imagem de um jovem barbado usando uma coroa de louros de estilo romano e segurando uma espiga de milho foi identificada pelo botânico e historiador Mark Griffiths e será publicada na revista Country Life na quarta-feira.

Até agora, o único retrato de Shakespeare tido como autêntico, no qual ele é mostrado calvo, foi encontrado no Primeiro Fólio (volume) de suas obras e no monumento na Igreja da Santíssima Trindade de sua cidade natal, Stratford-upon-Avon, ambos criações póstumas.

Falando ao site da revista, Griffiths disse que a descoberta ocorreu quando ele começava a pesquisar a biografia do botânico pioneiro John Gerard (1545-1612), autor de “The Herball or Generall Historie of Plantes”, publicado em 1598.

“Comecei a olhar as gravuras da página do título... e percebi que estava cheia de alusões a pessoas envolvidas na criação do livro, e que quatro das figuras na página do título eram pessoas reais”, contou.

Três eram de Gerard, do botânico flamenco Rembert Dodoens e do tesoureiro da rainha Elizabeth, Lorde Burghley, afirmou Griffiths.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.