Casual

Renato Imbroisi retrata flora do Ibirapuera em exposição

A partir de 25/01, aniversário da cidade de São Paulo - e até 29/07 -, o Parque Ibirapuera recebe a exposição “O parque tecido à mão”


	Parque do Ibirapuera: Estruturada com 1.800 metros de tecidos feitos à mão a exposição “O parque tecido à mão” retrata a flora do Parque Ibirapuera
 (Antonio Milena)

Parque do Ibirapuera: Estruturada com 1.800 metros de tecidos feitos à mão a exposição “O parque tecido à mão” retrata a flora do Parque Ibirapuera (Antonio Milena)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2013 às 15h00.

São Paulo - A cidade de São Paulo será especialmente homenageada em seu aniversário de 459 anos, no Parque Ibirapuera. Além do Planeta no Parque e da exposição Design da Periferia, o Pavilhão das Culturas Brasileiras inaugura mostra com curadoria do designer e tecelão Renato Imbroisi.

Estruturada com 1.800 metros de tecidos feitos à mão no bairro rural Muquém, do município de Carvalhos, ao sul de Minas Gerais, a exposição “O parque tecido à mão” retrata a flora do Parque Ibirapuera de 25/01 a 29/07, na cidade de São Paulo. A exposição marca a primeira etapa do Projeto IBIRÁ, que tem como tema a flora, a fauna e as pessoas desse parque, que é a maior área verde da capital.

Nesta primeira parte do projeto, a técnica da tecelagem manual é ressaltada por sua importância histórica, sua ancestralidade e pelas possibilidades que oferece para o trabalho com fibras. Além disso, representa o início da história profissional de Imbroisi.

Usando fios de algodão como base e oito tipos de fibras naturais - avenca, bambu, bananeira, eucalipto, junco, leiteirinha, milho e taboa, algumas delas encontradas na flora do Ibirapuera -, árvores, lagos e bosques do local foram representados pelos tecidos desenvolvidos por Imbroisi, em parceria com a designer têxtil e artista plástica Liana Bloisi, com a mestre tecelã Eva Maciel da Cunha e com a comunidade de artesãos do Muquém.

Durante o período da exposição, Liana fará a curadoria de três módulos de oficinas, gratuitas e abertas ao público, que produzirão partes integrantes do evento. No primeiro, o público aprenderá a fazer tecelagem manual em fibras. No segundo, o tema é a materialidade do pensamento investigativo (uma volta no parque será a inspiração para a criação de obras têxteis). A proposta do último módulo é apresentar a tecelagem manual e o produto têxtil além do movimento tradicional.


Isoladas em um vale da Serra da Mantiqueira, onde a eletricidade só chegou nos anos 2000, as famílias dos tecelões terão retorno financeiro depois da mostra, a partir da comercialização de tudo que produziram.

Para retratar o processo de produção que resultou na exposição, todos os dias será exibido o documentário “Ibirá-Muquém”, dirigido pelo próprio Imbroisi.

Foi no Muquém, em 1985, que Imbroisi começou a fazer parcerias com comunidades de artesãos. De lá para cá, não parou mais: todas as regiões do Brasil foram contempladas, e até mesmo parcerias internacionais, em países como Japão, São Tomé e Príncipe, Itália e Moçambique.

O Parque Tecido à mão
Data: 25/01 a 29/07
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h, com permanência até às 18h
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera – São Paulo/SP
Visitas monitoradas: grupos escolares, organizações da sociedade civil, associações de moradores e outros poderão fazer agendamento pelo e-mail educativopcb@prefeitura.sp.gov.br
Informações: (11) 5083-0199 ou por e-mail culturasbrasileiras@prefeitura.sp.gov.br

Acompanhe tudo sobre:Artecidades-brasileirasExposiçõesMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo