Casual

Como um cantor de paródia chegou ao topo das paradas nos EUA

O comediante “Weird Al” Yankovic alcançou pela primeira vez o topo da lista Billboard Top 200 com seu novo álbum "Mandatory Fun"

O cantor e comediante Weird Al Yankovic (David Buchan/Getty Images)

O cantor e comediante Weird Al Yankovic (David Buchan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2014 às 09h29.

São Paulo – O comediante Weird Al Yankovic, conhecido por parodiar músicas de artistas famosos, alcançou o topo das paradas da lista Billboard Top 200, nos Estados Unidos, pela primeira vez em 30 anos de carreira.

O fato aconteceu nesta semana quando seu novo álbum, Mandatory Fun, vendeu cerca de 104 mil cópias, ultrapassando lançamentos como Yes de Jason Mraz, World Peace Is None of Your Business de Morrissey e o guitarrista da banda Fun., Jack Antoff, com seu projeto paralelo Bleachers.

Estratégia de sucesso

O álbum teve uma estratégia de divulgação inteiramente nova. Yankovic publicou oito vídeos de suas novas músicas em oito dias em sites diferentes. Em entrevista ao NPR, ele disse que pretendia que a estreia fosse algo realmente grande.

Eu queria que a primeira semana fosse grande. Queria que cada dia da semana de lançamento fosse um evento novo. Queria que o vídeo fosse ‘viral’ pelo dia inteiro, com as pessoas comentando muito, e que no dia seguinte já houvesse um novo vídeo para elas falaram de novo.

Na segunda, 21, o primeiro vídeo – uma paródia da música "Tacky" de Pharrel – foi publicado no Nerdist e foi descrito como uma maravilhosa versão excêntrica e torta do mega-hit super-animado de Pharrel.

No dia seguinte, 22, Yankovic soltou o segundo clipe no seu projeto #8videos8days. A paródia da música Blurred Lines, feita com um tema sobre erros de gramática e com o nome Word Crimes, fez enorme sucesso.

A estratégia funcionou e fez do novo álbum o mais vendido na carreira de Weird Al Yankovic.

Na cena americana

Esta é a primeira vez que um álbum de comédia conseguiu chegar ao topo da lista. Yankovic já tinha ficado entre os 10 primeiros uma vez, em 2011, com o álbum Alpocalypse.

Entretanto, o comediante já é conhecido no mundo do entretenimento americano. Yankovic tem seis discos de platina e quatro de outro nos Estados Unidos e já venceu o Grammy três vezes (com 14 nomeações na carreira).

Ele também participou de inúmeros programas de TV, filmes e séries. Por exemplo, na 19ª temporada da série animada Os Simpsons, quando fez uma participação especial parodiando uma música de Homer Simpson.

Mesmo assim, a recente conquista do 1º lugar surpreendeu Yankovic. Se você me dissesse há 30 anos que isso ia acontecer, eu nunca acreditaria. Se você me dissesse há duas semanas, eu nunca acreditaria, publicou ele em sua conta no Twitter.

 

Este é o 14º álbum na carreira de Yankovic, cujo primeiro título saiu em 1983 e tinha paródias do Queen, Tom Petty e Joan Jett, além de canções originais.

Veja os vídeos que Weird Al soltou nesses oito dias do álbum Mandatory Fun. O restante pode ser conferido no site do comediante.

 "Word Crimes" - paródia de "Blurred Lines" de Pharrel Williams

//www.youtube.com/embed/8Gv0H-vPoDc

First World Problems - paródia da banda The Pixies

//www.youtube.com/embed/bwvlbJ0h35A?list=UUshnCkfV7U6DqR4IHbQbI7Q

Mission Statement - paródia da banda Crosby, Stills & Nash

//www.youtube.com/embed/GyV_UG60dD4?list=UUshnCkfV7U6DqR4IHbQbI7Q

Lame Claim to Fame - paródia ao estilo da banda Southern Culture on the Skids

//www.youtube.com/embed/o3vBvlT1i_k

*Atualizada pela última vez às 9h29 do dia 24/07

Acompanhe tudo sobre:ArteComédiasEntretenimentoIndústria da músicaMúsica

Mais de Casual

Dia Nacional do Coquetel: 9 drinques clássicos revisitados para provar em São Paulo

Dia Mundial do Uísque: sete bares com drinques autorais para aproveitar a data em São Paulo

Um por mês e sem hora para acabar. Pesquisa mostra como é o churrasco do brasileiro

Vermute dry brasileiro é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

Mais na Exame