Casual

Quino esclarece que Mafalda faz 50 anos em 2014

Criador se manifestou sobre a idade da obra, que completará meio século daqui dois anos

Quino prefere tomar como data de nascimento o aparecimento das próprias tirinhas (Divulgação/Unicef/Divulgação)

Quino prefere tomar como data de nascimento o aparecimento das próprias tirinhas (Divulgação/Unicef/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2012 às 15h44.

As homenagens pelo 50º aniversário de Mafalda, a menina contestadora das tirinhas do argentino Joaquín Lavado Quino, obrigaram seu criador a se manifestar sobre a idade de sua obra e esclarecer em seu site oficial que ela completará meio século em 2014.

"Mafalda completa em 2014. O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista Primera Plana. Para Quino é o dia do nascimento de Mafalda como personagem de tirinhas. Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto", afirma o comunicado que encabeça o site oficial de Quino.

"Festejaremos em dois anos", convidou o autor, de 79 anos.

Enquanto o desenhista prefere tomar como data de nascimento o aparecimento das próprias tirinhas, outros interpretam que a data a ser levada em conta é 15 de março de 1962, quando o personagem foi criado como parte de uma campanha de publicidade que nunca foi divulgada.

"Mafalda não tem idade", disse Tereixa Constela em uma homenagem realizada pelo jornal El País de Madri, no qual vários ilustradores reinterpretam a querida e universal personagem, cujas tirinhas foram traduzidas para mais de 20 idiomas.

Quino esclareceu o que considerou um "mal-entendido" em seu site oficial.

"Pensar em uma cronologia para um personagem de tirinhas é difícil, a Mafalda continua sendo uma menina e sempre será assim, por isso Quino considera que o aniversário de Mafalda é o dia de sua primeira publicação em meios gráficos, 29 de setembro de 1964", destacou Quino.

As tirinhas sobre Mafalda, a mordaz menina de uma típica família de classe média argentina que, com suas ácidas críticas e seu olhar sobre o mundo, fez leitores de todo o planeta sorrirem e pensarem, deixaram de ser editadas em 1973.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaHQ – histórias em quadrinhosLivros

Mais de Casual

Arquitetos são substituídos por marcas e prédios se tornam grifes para morar

Voos internacionais em 2025 devem ter Ásia como destino principal

6 dicas para aproveitar Fernando de Noronha em qualquer época do ano

Os presentes mais populares deste Natal, segundo o ranking de apps da Apple