Casual

Pular café da manhã pode ser pior para o seu coração

Estudo mostra que pessoas que não consomem um bom café da manhã estão mais propensas a acumular gordura nas artérias

Café: consumir um suco ou um café preto foi considerado equivalente a pular a refeição (Kikovic/Thinkstock)

Café: consumir um suco ou um café preto foi considerado equivalente a pular a refeição (Kikovic/Thinkstock)

Ana Laura Prado

Ana Laura Prado

Publicado em 10 de outubro de 2017 às 14h49.

Última atualização em 10 de outubro de 2017 às 15h49.

São Paulo – Quem tem o costume de pular o café da manhã ou comer "qualquer coisinha" nesse horário deve ficar atento: essas condições podem estar relacionadas a um maior acúmulo de gordura nas artérias.

A conclusão é de um estudo de hospitais e instituições espanholas publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC).

Nele, foram analisados os hábitos e a saúde arterial de cerca de 4 mil voluntários com idades entre 40 e 54 anos. No caso da alimentação, foram levados em conta os relatos dos 15 dias que precederam a pesquisa.

Enquanto 27% dos entrevistados consumiam um café da manhã reforçado, equivalente a mais de 20% das calorias diárias, a maioria (70%) consumia uma refeição de baixo nível energético (entre 20% e 5% das calorias diárias).

Os outros 3%, por sua vez, pulavam a refeição ou consumiam níveis muito baixos de calorias (abaixo de 5%). O hábito de tomar apenas um suco de laranja ou um café preto, por exemplo, foi incluso nessa categoria.

Ao comparar os resultados com os dados relativos à saúde arterial, a pesquisa concluiu que essa última parcela apresentou maiores índices de aterosclerose não coronária e aterosclerose generalizada – condição em que ocorre o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, configurando um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Apesar da relação, o estudo observou que os participantes que pularam a refeição também se mostraram mais propensos a serem fumantes e terem um estilo de vida alimentar menos saudável – com alto consumo de calorias e proteína animal, por exemplo.

A pesquisa, portanto, não necessariamente estabelece uma relação de causa e efeito entre a ausência da refeição e a má saúde arterial.

Apesar disso, os resultados mostram uma possível relação entre o hábito de não consumir um bom café da manhã a outros hábitos prejudiciais à saúde.

Acompanhe tudo sobre:Alimentaçãocomida-e-bebidaDoençasDoenças do coraçãoSaúde

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo