Casual

Por que uma fundação do Qatar banca o Barcelona?

Revelamos o mistério do petrocínio do Barcelona

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 17h11.

São Paulo - No início de 2012, a conta pesou para o Barça. Com um déficit de 370 milhões de euros e um elenco que custa 130 milhões de reais por ano, o clube se viu obrigado a aumentar a receita. Quem salvou a pátria foram os petrodólares que movem cerca de 70% da economia do Qatar e bancam a Qatar Foundation. O novo patrocinador pagou 170 milhões de euros pela visibilidade na camisa até 2016. Mas, afinal, de que trata a Qatar Foundation?

A organização, sem fins lucrativos, foi fundada pelo monarca do país, Emir Sheikh Hamad Bin Khalifa Al Thani, em 1995. Sua autoproclamada missão? Melhorar o sistema educacional e expandir a pesquisa no Qatar. O campus da instituição ocupa 15 milhões de metros quadrados e abriga um colégio que vai do primário ao segundo grau, uma escola bilíngue, outra interna em parceria com as forças armadas, um centro de apoio a estudantes com dificuldades de aprendizado, um curso de preparação para a universidade e uma faculdade de estudos islâmicos.

“O Qatar tenta ser uma nova Abu Dhabi e não depender apenas do dinheiro do petróleo. É parte da estratégia de diversificação investir em turismo. Por isso o projeto de receber a Copa em 2022 e também uma edição dos Jogos Olímpicos. Hoje o Barcelona talvez seja o clube de maior relevância, uma plataforma importante para a promoção do Qatar”, diz Erich Beting, sócio-diretor da Máquina do Esporte. A Copa no país teve como um dos principais articuladores Bin Hamman, que tentou uma cadeira na Fifa, apoiado por Sandro Rosell, atual presidente do Barcelona.

Se uma coisa tem a ver com a outra? Não… Segundo a Qatar Foundation, tanto o Barça quanto a fundação estão comprometidos com o desenvolvimento do potencial humano em vários projetos e programas, dividindo os mesmos valores. Por isso a ideia de trabalhar juntos. Entendeu?

Acompanhe tudo sobre:Barça – FC BarcelonaBarcelona (Espanha)EsportesFutebolFutebol europeuPatrocínio

Mais de Casual

Quanto custa viajar para Tóquio?

Emar Batalha e Giuliana Romano lançam coleção cápsula para o Dia das Mães com causa social

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque