Casual

Por que alguns vinhos precisam de anos de guarda?

A recomendação de Philippe de Nicolay Rothschild são dois vinhos de guarda de Bordeaux

Os rótulos podem ser amadurecidos em barricas ou nas próprias garrafas. (Tim Martin/Getty Images)

Os rótulos podem ser amadurecidos em barricas ou nas próprias garrafas. (Tim Martin/Getty Images)

JS

Julia Storch

Publicado em 21 de junho de 2022 às 10h38.

Última atualização em 22 de junho de 2022 às 16h57.

Alguns vinhos podem ser consumidos assim que engarrafados, outros precisam de anos e até décadas para serem consumidos.

Os vinhos produzidos na região de Bordeaux, na França, têm maiores chances de serem de guarda, ou seja, precisam ser envelhecidos para atingirem seus potenciais. Os rótulos podem ser amadurecidos em barricas ou nas próprias garrafas.

A recomendação de Philippe de Nicolay Rothschild são dois vinhos de Bordeaux. A primeira indicação é o Carruades de Lafite 2010. "Todo mundo sabe que não é possível beber um Lafite com menos de 20 anos, mas com o Carruades, é possível esperar entre 7 e 10 anos para começar a beber", comenta Rothschild.

Próximo à vinícola de Lafite, está Duhart-Milon, outra propriedade que produz vinhos de guarda. A recomendação da Edega é o rótulo Château Duhart-Milon 2007.

Em parceria com a EXAME, a Edega oferece ainda descontos exclusivos aos leitores, mesmo para os não associados ao clube da marca. Quem comprar por meio do link da EXAME ganha 10% de desconto em todo o portfólio. Para isso, é só acessar o site do e-commerce por meio desse link e, na hora de concluir o cadastro obrigatório, selecionar a opção “Exame” na aba “Como nos conheceu”.

Carruades de Lafite 2010

Carruades de Lafite 2010. (Edega/Divulgação)

Carruades de Lafite é o segundo vinho do Château Lafite Rothschild, uma das mais antigas propriedades de Pauillac, com terroir delimitado para cada tipo de vinho. Este vinho é produzido a partir dos vinhedos selecionados dentro da propriedade de 112 ha e o nome "Carruades" é proveniente do planalto das Carruades, onde são plantadas a maioria das suas uvas. Seus solos são de graves finas misturadas com areia e subsolo calcário. As castas são provenientes de parcelas bem definidas, sendo utilizadas castas mais jovens. Valor: 4.319,90 reais.

Château Duhart-Milon 2007

Château Duhart-Milon 2007. (Edega/Divulgação)

Desde 1855 este vinhedo vizinho de Lafite foi classificado como o único 4éme Cru Classé de Pauillac. Este vinho conta com a força da Cabernet Sauvignon e a delicadeza da Merlot. A união das duas castas não poderia ser diferente: um vinho potente, mas ao mesmo tempo harmonioso, elegante e estruturado. Um vinho perfeito para harmonizar ou simplesmente degustar sozinho. Valor: 1.119,90 reais.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:EdegaFrançaVinhos

Mais de Casual

Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas

5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano