A 95ª cerimônia do Oscar 2023 será realizada neste domingo, 12/3. (ROBYN BECK/AFP/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 11 de março de 2023 às 12h07.
Última atualização em 12 de março de 2023 às 10h55.
A 95ª cerimônia do Oscar 2023, será realizada neste domingo, 12/3, e homenageia os filmes de destaque do último ano.
Foram considerados filmes lançados nos cinemas entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022. Na premiação deste ano, o conselho de diretores da Academia deixou para trás a flexibilização ao streaming e exige exibição no cinema para que um filme seja elegível ao Oscar.
O apresentador da cerimônia será o comediante Jimmy Kimmel. Esta será a terceira vez que Kimmel é o anfitrião da premiação. No ano passado, a cerimônia foi apresentada pelas atrizes e comediantes Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes.
O segundo filme da franquia de James Cameron conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), o perigo que os persegue, os esforços que fazem para permanecerem seguros, as batalhas que lutam pela sobrevivência e as tragédias que suportam.
Já reconhecido no primeiro Avatar, o ser humano é um ponto de antagonismo na franquia de Cameron. Neste segundo filme, entretanto, o diretor traz uma dualidade quase palpável ao público: a convivência interna entre a ambição, crueldade, empatia e reciprocidade.
"Eu me sinto tão honrada de voltar para Pandora. É um sentimento mútuo, uma forma de sentir que eu voltei para casa, mas também que essa casa agora é um pouco diferente. Eu vi o filme inteiro na segunda-feira e vou dizer para vocês, fiquei bem mais emocionada do que eu estava esperando", ressaltou Saldaña durante a CCXP.
O filme de Baz Luhrmann, conhecido por Moulin Rouge (2001) e O Grande Gatsby (2013), retrata a carreira do rei do rock a partir da visão do vilão da história, o Coronel Tom Parker (Tom Hanks), ex-empresário de Elvis Presley.
Considerado por muitos o responsável pelo declínio de Elvis Presley, Parker foi, com certeza, um dos empecilhos para o astro trilhar uma carreira internacional. A razão? O Coronel havia emigrado ilegalmente para os EUA aos 20 anos e, por isso, tinha medo de ir para o exterior e ser descoberto. Depois da morte de Elvis, Parker foi condenado por abuso financeiro cometido contra o astro.
Mas, se nem a maquiagem nem o sotaque são suficientes para fazer a gente esquecer que Parker, o narrador do filme, é o astro Tom Hanks, por outro lado, o novato Austin Butler simplesmente some na pele de Elvis. Da voz a expressão corporal, o ator, até então desconhecido do grande público, arrebata com a interpretação do cantor.
O filme dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert concorre em 10 categorias na premiação, com 11 indicações. Com Michele Yeoh à frente de um verdadeiro caos cinematográfico, o filme retrata uma ruptura interdimensional que altera a realidade, em um multiverso caótico e perigoso. Fazem parte do elenco Michele Yeoh, Ke Huy Quan, Stephanie Hsu, Jamie Lee Curtis, James Hong e outros.
O filme está disponível na plataforma da Amazon Prime Video para aluguel, assim como na Apple TV e Google Play Videos.Como uma grande aposta nesta edição do Oscar, "A Baleia" tem Brandan Fraser como Charlie, um professor de inglês que vive recluso e alcançou a obesidade severa após a morte do seu namorado. A trama ainda gira em torno da tentativa de Charlie em se reconectar com a filha adolescente, que se afastou por conta do seu relacionamento. Fraser concorre na categoria de Melhor Ator. O filme foi indicado na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo.
Protagonista de "Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo", Michelle Yeoh é uma das favoritas na categoria de Melhor Atriz. Com o longa, a atriz malaia venceu o Globo de Ouro, o Prêmio do Sindicato dos Atores e o Independent Spirit Awards.
Um dos filmes favoritos na categoria de Melhor Filme Internacional é o longa argentino "Argentina, 1985", disponível na Amazon Prime Video. Ricardo Darín é o nome por trás de quase todas as produções cinematográficas de destaque nessas duas décadas, na maioria das vezes como protagonista.
O filme é inspirado na história real dos promotores Julio Strassera (Ricardo Darín) e Luis Moreno Ocampo (Peter Lanzani), que investigaram e processaram o governo militar da Argentina em 1985, quando 30.000 pessoas foram assassinadas ou desapareceram.
A ditadura havia terminado apenas dois anos antes, após a derrota contra a Inglaterra na guerra das Malvinas e com a economia em colapso. Com os militares ainda influentes na frágil democracia, Strassera e Moreno Ocampo reuniram uma jovem equipe jurídica para tentar trazer justiça às vítimas da violência do regime.
O filme foi apresentado no Festival Internacional de Veneza, na Itália, no começo de setembro, e é uma coprodução da Amazon. O diretor é o premiado Santiago Mitre, de A Cordilheira. Ele escreve o roteiro com Mariano Llinás, de Histórias Extraordinárias. Chino Darín, filho de Ricardo, está no elenco. Seguindo os passos do pai, tem se transformado em um fenômeno de cinema, teatro e TV da Argentina, com 24 atuações em apenas 12 anos de carreira.
A cobertura está prevista para começar 20h, horário de Brasília. Neste horário, costuma passar cenas do tapete vermelho e entrevistas com celebridades. A cerimônia começa às 21h.
Como de costume, a premiação não será exibida em TV aberta. Ao vivo, será possível acompanhar pelo canal pago TNT ou pelo streaming HBO Max. Não há como assistir gratuitamente.
A apresentadora Ana Furtado, a atriz Camila Morgado e o publicitário e editor audiovisual Michel Arouca estarão no comando da cobertura pelo TNT.
O brasileiro "Sideral" estava pré-indicado, mas ficou de fora da lista final.