Os nomes verdadeiros (e surpreendentes) de 15 celebridades
Michael Keaton, Cazuza e Whoopi Goldberg são alguns dos artistas que adotaram diferentes nomes artísticos
Da Redação
Publicado em 4 de março de 2015 às 18h26.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h49.
São Paulo – O nome não só individualiza as pessoas, como também deixa uma marca. Para os artistas , isso é ainda mais importante. Um bom nome pode ser o fato decisivo entre o anonimato e a fama. Não por acaso, várias celebridades adotaram nomes bem diferentes do registro de nascimento e conquistaram um lugar na memória do público. Confira nas imagens os nomes verdadeiros de algumas delas e a história por trás da mudança.
O astro que interpretou “Batman” e “Birdman” nos cinemas também usa na vida pública um nome diferente do recebido no nascimento. Michael Keaton se chama Michael Douglas, mas foi obrigado a adotar outro sobrenome para poder se inscrever no sindicato de atores de Hollywood, já que já havia o registro de outro ator com este nome (também mundialmente famoso). Ele pensou em registrar-se como Mike Douglas, mas já havia um apresentador com o mesmo apelido. O nome Keaton surgiu por acaso, quando o ator estava passando pela letra K do alfabeto e a ideia veio.
O cantor da Jovem Guarda Erasmo Carlos, na verdade, nasceu com o nome Erasmo Esteves. O “Carlos” foi adotado pelo artista em homenagem ao amigo e parceiro musical Roberto Carlos e ao produtor artístico Carlos Imperial.
De origem porto-riquenha, o cantor Bruno Mars mudou de nome para não ser taxado de “cantor hispânicos ou latino”, já que seu hits são de um estilo mais pop. Peter Gene Hernandez escolheu “Bruno” porque seu pai costumava dizer que, quando era criança, parecia o lutador Bruno Sammartino. Segundo o artista, Mars foi escolhido porque sentia como se não fosse deste planeta, mas de Marte (que, em inglês, é Mars).
O nome de nascença da cantora Miley Cyrus é Destiny Hope Cyrus, mas ela mudou legalmente sua identidade, em 2008. Devido a sua personalidade alegre, ela era chamada de “Smiley” (sorridente), por seu pai. Alguns anos depois, ela tirou o “S” do apelido carinhoso e adotou Miley como alcunha oficial.
O galã que ganhou fama nacional após interpretar o papel do jovem José Alfredo, protagonista da novela da Globo “Império”, tem um nome bem diferente. Chay Suede se chama Roobertchay Domingues da Rocha Filho. Enquanto a primeira parte do nome artístico é uma espécie de abreviação da alcunha de nascença (inventada por seu avô), a segunda, Suede, foi inventada pelo próprio artista. O sobrenome é uma homenagem ao filme “Johnny Suede” (1991), estrelado por Brad Pitt.
A cantora Katy Perry nasceu se chamando Katheryn Elizabeth Hudson. Para evitar confusões com a atriz Kate Hudson e garantir identidade própria no mundo da música, Katy preferiu adotar o sobrenome Perry, nome de solteira de sua mãe.
A certidão de nascimento do cantor brasileiro Cazuza trazia o nome Agenor de Miranda Araújo Neto, dado por insistência da avó paterna. O apelido, no entanto, surgiu antes de ele nascer e, quando criança, sequer sabia qual era seu nome verdadeiro.
A atriz Whoopi Goldberg, que nasceu com o nome Caryn Elaine Johnson, ficou conhecida entre seus amigos por ter problemas de flatulência. Por isso, acabou recebendo o apelido de “whoopee cushion” (almofada que, quando pressionada, faz barulho como se fosse um flato, ou seja, um “saco de pum”). Sem se importar com a brincadeira, o nome Whoopi ficou. Já o Goldberg foi adotado após ouvir o conselho de sua mãe, que pensava que, se tivesse um sobrenome “judeu”, seria mais bem aceita em Hollywood. Aparentemente deu certo.
O ator Joaquin Phoenix nasceu com o nome Joaquin Rafael Bottom, mas uma reviravolta na vida de sua família levou à mudança de sobrenome. Entre o fim da década de 1960 e durante os anos de 1970, os pais do artista fizeram parte do grupo religioso então conhecido como Children of God (hoje chamado Family International). Mas, quando decidiram deixar o movimento, em 1978, decidiram também mudar seu sobrenome para Phoenix, como símbolo de uma nova vida. O ator já tinha 4 anos de idade nesta época e, até os 15, o astro mirim também adotou outro primeiro nome: Leaf (do inglês, folha), para evidenciar sua relação com a natureza.
A mais recente vencedora do Oscar de melhor atriz Julianne Moore adotou este nome porque aquele que recebeu quando bebê, Julie Anne Smith, era muito comum e dificilmente ajudaria a alavancar o sucesso. Ela, então, uniu Julie e Anne (nome de sua mãe) e passou a usar o sobrenome Moore, nome do meio de seu pai.
O nome de batismo do ator Tony Ramos é Antônio de Carvalho Barbosa. A escolha do apelido foi feita porque ele acreditava que o tom “americanizado” poderia ter mais impacto no público. Já o sobrenome Ramos foi pego “emprestado” de outra pessoa para compor melhor o nome artístico.
O ator Jamie Foxx, nascido como Eric Marlon Bishop, adotou a nova nomenclatura para conseguir um espaço na cena humorística de Los Angeles. Quando ainda estava no começo da carreira de comediante, as mulheres tinham mais chances de subir ao palco nos clubes de comédia da cidade. Por isso, ele passou a usar Jamie, um nome “unissex”, que induzia os recrutadores a chamá-lo antes para se apresentar. Já o sobrenome Foxx teve inspiração no ator e humorista Redd Foxx, ídolo do ator.
A atriz, cantora e humorista brasileira Dercy Gonçalves escolheu ser assim chamada no meio artístico ainda na década de 20, para causar mais impacto no público. O nome de batismo era Dolores Gonçalves Costa.
Assim como grande parte das duplas sertanejas brasileiras, Zezé di Camargo e Luciano não se chamam assim desde o nascimento. Zezé, o irmão mais velho, foi registrado como Mirosmar José de Camargo e o nome artístico nada mais é do que uma versão mais simples e estilizada do real. Luciano, por outro lado, não traz nada que remeta à alcunha adotada nos palcos. O apelido foi adotado para que a dupla tivesse um nome impactante, já que, na verdade, seu nome é Welson David de Camargo. Será que eles fariam o mesmo sucesso se fossem: Zezé di Camargo e Welson?
Assim como Dercy, Susana Vieira abriu mão de seu primeiro nome registrado em cartório para atuar no meio artístico. Mas a escolha da atriz não foi por acaso. Ela escolheu ter a mesma alcunha de sua irmã, a também atriz Susana Gonçalves, diferenciando-se apenas pelo sobrenome.