Os melhores lugares para comer guloseimas em São Paulo
Revista Veja Comer e Beber São Paulo 2014/2015 anunciou neste mês os vencedores de seu prêmio anual de gastronomia
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2014 às 18h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h00.
São Paulo – Os amantes de junk food não ficarão desamparados, em São Paulo . Neste mês, a revista Veja Comer e Beber São Paulo revelou quais são os melhores restaurantes da cidade para quem gosta de guloseimas. Na categoria “comidinhas” da edição de 2014/2015, foram premiadas 12 casas, entre elas a hamburgueria Na Garagem, na subcategoria “bom e barato”, e o Buzina Food Truck, na nova classificação “food truck”. Confira a seguir onde é possível encontrar essas e outras delícias de São Paulo.
O estabelecimento vencedor da categoria Bom e Barato desta edição da Veja Comer e Beber São Paulo é a hamburgueria Na Garagem, que funciona em Pinheiros. A lanchonete, como o nome diz, fica instalada em uma garagem e aposta no menu simples e de preço honesto para cativar o público. O cardápio traz duas opções principais de hambúrguer: cheese-salada ou vegetariano, com possibilidade de adicionar bacon e queijo. Um sanduíche, com uma porção individual de batata frita e um refrigerante saem por cerca de 30 reais.
No quesito cachorro-quente, quem levou a melhor neste ano foi The Dog Haüs, casa especializada no quitute, no bairro Itaim Bibi. A lanchonete tem seis tipos de salsicha, combinadas com ingredientes gourmet, que fogem um pouco das opções comuns dos carrinhos de rua. Um dos destaques do cardápio é, segundo a revista Veja São Paulo, o chamado choripan (28 reais), que traz linguiça calabresa, maionese de alho, molho chimichurri, cebola-roxa e mostarda em grãos na baguete crocante da padaria Mr. Baker.
O Coffee Lab, localizado no bairro Pinheiros, foi o destaque na categoria de melhor café da edição deste ano. O estabelecimento comandado pela barista Isabela Raposeiras serve a bebida feita com grãos torrados por lá mesmo e moídos na hora. Além de 2014/2015, o Coffee Lab já foi agraciado com o prêmio da revista, nos últimos três anos.
Localizado no bairro Consolação, o Opera Ganache foi agraciado com o prêmio de melhor chocolate e, como se não bastasse, o comandante da cozinha, Rafael Barros, conquistou o título especial de confeiteiro do ano. Lá, além do sabor do chocolate belga, os clientes ainda se deliciam com o acabamento dos doces, que são decorados para encher os olhos (e a boca) de quem entra na loja.
A Confeitaria Marilia Zylbersztajn mereceu receber o prêmio de melhor doceria desta edição da Veja Comer e Beber São Paulo por sua habilidade de fazer tortas e bolos. A chef Marilia é formada pela escola Le Cordon Bleu, nos Estados Unidos, e levou para o cardápio quitutes refinados e equilibrados na doçura, para realçar os sabores dos ingredientes usados.
Com a moda dos food trucks, a edição deste ano da revista trouxe uma nova categoria que premia o melhor estabelecimento deste tipo. O primeiro agraciado é o Buzina Food Truck, que transita por bairros como Vila Madalena, Vila Olímpia, Jardim Paulista e Paraíso. O cardápio sanduíches e outros quitutes para serem comidos com garfo, que variam de acordo com o dia e a criatividade dos chefs. Para saber por onde eles atendem, basta conferir em sua página no Facebook.
Com unidades nos bairros Pinheiros e Jardins, a lanchonete Z Deli Sandwuich Shop é dona do melhor hambúrguer da cidade, segundo a Veja São Paulo. Além dos sanduíches, a revista indica a batata frita crocante com maionese para acompanhar e a c heesecake na calda de amora, de sobremesa, para a refeição ficar perfeita.
Apesar de parecer, a Mr. Baker não é apenas mais uma padaria comum, no bairro Itaim Bibi. Vencedor da categoria de melhor padaria da Veja Comer e Beber São Paulo 2014/2015, o estabelecimento se diferencia pelos ingredientes e pela qualidade dos pães lá servidos. As receitas levam farinha orgânica e fermento natural, em combinações criadas pelo padeiro Gilson Santos.
Vencedora também em 2013/2014, A Pastella conquistou novamente o título de melhor pastel neste ano. A lanchonete, localizada na Chácara Santo Antônio e com franquia em Moema, aposta na sofisticação da guloseima e do caldo-de-cana (que leva também suco de limão siciliano). O recheio dos pasteis fica a gosto do freguês, que pode escolher entre opções que levam salmão, peito de peru, gorgonzola e outras delícias.
A rotisseria Red Boutique Gourmet venceu o prêmio da categoria neste ano. O mérito dos chefs não se deve somente ao fato de o estabelecimento ter baixado os preços da casa em 40% recentemente, mas também às receitas inovadoras e descoladas. A rotisseria funciona no bairro Jardim Paulista.
Na categoria de melhor sanduíche, o prêmio da Veja São Paulo foi para a Via Emilia Piadineria, que funciona em Pinheiros. Lá, a chef Lais Duo prepara a iguaria italiana chamada piadina (sanduíche feito com pão achatado) e dá seu toque pessoal ao prato, com ingredientes sofisticados. Quem prefere massa integral também tem essa opção no cardápio.
A sorveteria Me Gusta, que fica no bairro Cerqueira César e marca presença frequentemente em feiras gastronômicas, foi a agraciada da categoria melhor sorvete. Sem usar corantes e conservantes, o estabelecimento oferece paletas mexicanas, com sabores irresistíveis, como a de morango recheado com leite condensado. Tudo sem usar conservantes ou corantes artificiais.