Os fatos que marcaram o mundo do entretenimento em 2014
Relembre os destaques do cinema, música, televisão e das artes no Brasil e no mundo
Da Redação
Publicado em 30 de dezembro de 2014 às 15h59.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h54.
São Paulo – O ano de 2014 teve grandes acontecimentos no mundo do entretenimento . Tabus foram rompidos, polêmicas surgiram e obras de arte , do cinema e da TV emocionaram o público. Veja as imagens e relembre esses grandes momentos.
No dia 31 de janeiro, a novela das nove “Amor à Vida”, da TV Globo, quebrou um tabu que durou décadas. Pela primeira vez, a emissora exibiu um beijo gay em uma de suas novelas. O gesto de amor aconteceu entre os personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), no último episódio da trama.
Em um emocionante discurso, no dia 14 de fevereiro, a atriz americana Ellen Page assumiu sua homossexualidade, quando participava de uma conferência sobre direitos da comunidade LGBT, nos Estados Unidos. Em sua fala, ela não apenas mostrou seu lado mais íntimo, como também proferiu palavras de aceitação, encorajadoras e inspiradoras para o público.
A moda das selfies chegou ao tapete vermelho, em 2014. No Oscar deste ano, realizado no dia 2 de março, a apresentadora do prêmio Ellen DeGeneres reuniu alguns dos maiores artistas da atualidade presentes na cerimônia e fez uma foto. A foto contou com a presença de nomes como Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Julia Roberts, Brad Pitt, Kevin Spacey e Meryl Streep. O sucesso foi tanto que, no Twitter, a imagem foi replicada mais de 1,2 milhão de vezes, em menos de uma hora.
Depois de 9 temporadas e quase 10 anos de exibição, a série de TV americana “How I Met Your Mother” chegou ao fim, em março de 2014, nos Estados Unidos. Na produção, o personagem Ted Mosby (Josh Radnor) conta a seus filhos como conheceu sua mãe. As experiências de Ted e seus amigos, durante essa trajetória até conhecer sua futura companheira, tiveram grande sucesso com o público. Ao todo, a série venceu 7 Emmy Awards, de 24 indicações, e diversas vezes chegou a ser comparada ao grande sucesso “Friends”.
Em abril deste ano, o apresentador americano David Letterman anunciou que vai se aposentar em 2015. Ele comanda o “Late Show”, na emissora CBS, onde trabalhou por mais de 20 anos. O programa de Letteman já venceu nove Emmy Awards.
O longa-metragem brasileiro “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, dirigido por Daniel Ribeiro, deu leveza e doçura a um tema que ainda sofre resistência na sociedade: a homossexualidade na adolescência, ainda mais quando se trata de um rapaz cego. O filme, que estreou em abril nos cinemas, e conta a história de um jovem cego que, ao mesmo tempo em que tenta lidar com a superproteção da mãe, se envolve emocionalmente com um colega, recém-chegado na cidade. O trabalho recebeu vários prêmios, dentre eles o de Melhor Filme da mostra Panorama e Melhor Filme com temática LGBT do Festival de Berlim. Ele chegou a ser selecionado pelo Ministério da Cultura para concorrer ao Oscar, mas não avançou na pré-seleção da Academia.
O casal Jay-Z e Beyoncé viveram uma situação constrangedora em maio deste ano, quando o rapper foi visto discutindo com Solange, irmã da cantora, em um elevador do Standard Hotel, em Nova York, depois de uma festa. As imagens capturadas pela câmera de segurança do local mostraram Solange gritando e dando chutes e tapas no cunhado, que se limitou a se defender dos golpes, até que ela é afastada por outro homem, que acionou o botão de emergência do elevador.
Jennifer Lawrence, Kate Upton e outras celebridades tiveram sua intimidade violada por hackers, em setembro deste ano. Imagens das artistas nuas correram pela internet e causaram alvoroço. Jennifer, uma das afetadas pela invasão, falou à revista Vanity Fair que aquilo não foi “um escândalo”, mas sim um “crime sexual”.
O ano de 2014 foi marcado por grandes exposições no Brasil. Milhares de pessoas enfrentaram filas enormes para ter um contato mais próximo com trabalhos artísticos feitos por nomes importantes, como Yayoi Kusama, Ron Mueck, Salvador Dalí e David Bowie. Fugindo um pouco do conceito de “arte”, a exposição do “Castelo Rá-Tim-Bum”, que comemorou os 20 anos do programa infantil de TV, também fez muito sucesso, com público de mais de 300 mil, em São Paulo.
Juntos desde 2005 e já com seis filhos (três adotivos e três biológicos), Angelina Jolie e Brad Pitt resolveram oficializar a união somente em agosto de 2014. A cerimônia de troca de alianças aconteceu no interior da França, com a presença apenas de familiares e amigos íntimos.
Sucesso em outros países, o reality show de culinária chegou pela primeira vez na TV aberta brasileira, em setembro. O MasterChef, que foi criado no Reino Unido em 1990, é apresentado por Ana Paula Padrão, na Rede Bandeirantes. A primeira temporada terminou em 16 de dezembro, e a vencedora foi a chef Elisa Fernandes.
Em setembro deste ano, foi ao ar na Globo a primeira produção da emissora a ser produzida inteiramente com a tecnologia 4K, de altíssima definição, com qualidade quatro vezes maior do que o Full HD. A série “Dupla Identidade” foi estrelada por Bruno Gagliasso, que interpretou um serial killer psicopata.
A atriz que interpretou Hermione na série de filmes “Harry Potter” se tornou Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. Em seu primeiro discurso, proferido em setembro, Emma Watson, lançou a campanha “HeForShe” e convidou homens do mundo todo a lutar junto com as mulheres contra a desigualdade de gênero. A meta da campanha é recrutar 1 bilhão de homens jovens e adultos para se engajar pelo fim do machismo.
A banda de rock U2 e o itunes protagonizaram uma gafe em outubro, quando os músicos decidiram lançar seu álbum “Songs of Innocence” gratuitamente na plataforma musical da Apple. O problema foi o fato de que as músicas foram incorporadas às contas de meio milhão de usuários sem sua autorização. Sem poder escolher entre ter ou não os novos hits da banda, muita gente reclamou e o U2 e a Apple tiveram que se desculpar.
O ano de 2014 foi de muita agitação para Kim Kardashian. Em maio, a socialite se casou com o músico Kanye West, em Florença, e chocou muita gente com o valor de seu vestido, um modelo da Givenchy avaliado em nada menos do que 1 milhão de reais. Como se não bastasse, Kim gerou polêmica (e muitas piadas) com suas fotos sensuais para a revista Paper, em novembro. Além das poses inusitadas (como o equilíbrio da taça no bumbum), muitos comentaram sobre o uso excessivo do programa de edição Photoshop nas imagens.
O ano de 2014 não foi fácil para o ator e comediante Bill Cosby. Nos últimos meses do ano, ele foi alvo de uma acusação de estupro de Judy Huth. Segundo ela, o crime aconteceu em 1974, quando ele a teria drogado e estuprado. Em resposta, o ator afirmou que ela o extorquiu, pedindo dinheiro em troca de retirar a queixa. Já em dezembro, promotores de Los Angeles rejeitaram a acusação pois, ainda que o crime tivesse acontecido, ele teria prescrito. Além dela, mais de 20 mulheres também alegaram ser vítimas do ator, nos anos 1970, mas nenhuma chegou a processá-lo.
O que parecia ser apenas mais um filme de comédia acabou gerando uma série crise na Sony e conflitos entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Em dezembro, com a proximidade da estreia do longa-metragem “A Entrevista”, que satiriza o regime do país asiático, hackers provocaram o vazamento de e-mails e documentos da Sony e ameaçaram explodir cinemas, caso o filme fosse exibido. Além do grande medo causado e do cancelamento de sessões, a publicação de informações e conversas particulares causou grande desconforto entre famosos. Em um dos e-mails, por exemplo, Angelina Jolie foi chamada de “criança mimada” e Leonardo DiCaprio foi considerado “desprezível”.