Os 11 melhores filmes-catástrofe do cinema
INFO escolhe 11 filmes no qual a Terra sofre nas mãos da alienígenas, vírus e até tubarões dentro de furacões
Da Redação
Publicado em 27 de maio de 2015 às 15h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h42.
Nesta quinta-feira (28), estreia nos cinemas brasileiros Terremoto - A Falha de San Andreas. No filme, Dwayne Johnson faz um piloto de helicóptero que precisa resgatar sua filha dos escombros de um destruidor terremoto na Califórnia. Terremoto faz parte de um dos gêneros mais populares do cinema, os filmes-catástrofe. Com enredos apocalípticos, que geralmente envolvem famílias em crise e efeitos especiais espetaculares, esse gênero já gerou bilhões de dólares em bilheteria, mas andava meio esquecido pelos produtores. INFO escolheu 11 filmes-catástrofes que fazem justiça ao nome do gênero.
Causa do desastre: alienígenas Quando a coisa fica feia: alienígenas invadem a Terra em um ataque coordenado. Ao mesmo tempo, centenas de espaçonaves disparam contra as principais cidades do planeta, matando milhões de pessoas. Difícil mesmo é esquecer a cena do raio explodindo o Empire State, em Nova York.
Causa do desastre: asteroide Quando as coisas ficam feias: um asteroide entra em rota de colisão com a Terra e a humanidade envia uma missão para tentar explodir o corpo celeste. A missão quase dá certo. Apesar de poupar o destino do planeta, um pedaço do asteroide cai na Terra, gerando uma onda gigantesca que destrói Nova York (mais uma vez). Assustador.
Causa do desastre: asteroide Quando as coisas ficam feias: lançado poucos meses depois de Impacto Profundo, Armageddon parte da mesma premissa. Um asteroide entra em rota de colisão com a Terra e a NASA treina uma equipe de mineradores para colocar uma ogiva nuclear no corpo celeste (não seria mais fácil ensinar astronautas a perfurar rochas?). A terra é poupada, mas parte da equipe não consegue voltar, em uma cena um tanto melodramática. Mas você ainda lembra da música do Aerosmith, confesse.
Causa do desastre: TUBARÕES! DENTRO DE TORNADOS! Quando as coisas ficam feias: um personagem precisa cortar o tubarão que o engoliu com uma serra elétrica para escapar da morte. Não precisamos falar mais nada.
Causa do desastre: Tornados Quando as coisas ficam feias: a cena na qual um tornado invade uma sessão de cinema drive-in mostrando O Iluminado é impressionante. Mas nada supera aquela vaca voando.
Causa do desastre: vírus Quando as coisas ficam feias: a personagem de Gwyneth Paltrow, uma das estrelas do filme, morre estrebuchando por causa de um vírus misterioso. Não é spoiler, essa é uma das primeiras cenas do filme que fez milhões de espectadores começarem a andar com um vidro de álcool gel no bolso, por precaução.
Causa do desastre: tsunami Quando as coisas ficam feias: a cena do tsunami é assustadoramente realista, mas o que impressiona mesmo é o que acontece depois do desastre. O cenário de destruição e a busca da mãe e filho pelo resto da família são de cortar o coração.
Causa da destruição: um planeta em rota de colisão com a Terra Quando as coisas ficam feias: por se tratar de um filme de Lars Von Trier, não assistimos a explosões ou cenas de ação. Ao invés disso, o diretor usa a depressão da noiva interpretada por Kirsten Dunst como metáfora para o fim do mundo iminente. Um fim do mundo cult, digamos.
Causa da destruição: incêndio Quando as coisas ficam feias: talvez o primeiro filme-catástrofe que fez sucesso nas bilheterias, o filme protagonizado por Steve McQueen e Paul Newman conta a história de um incêndio em um arranha-céu. A cara que o personagem de McQueen faz (e o palavrão que ele solta) quando pedem para ele voltar até o topo do prédio e salvar uma vítima é de arrepiar a espinha.
Causa da destruição: um terremoto submarino gera um tsunami que faz o navio do título tombar Quando as coisas ficam feias: ainda hoje, a cena na qual a água invade o baile do Capitão e o momento no qual o navio tomba são tão espetaculares que o espectador quase se esquece do terrível remake lançado em 2006.
Causa da destruição: Iceberg! Quando as coisas ficam feias: Titanic foi um sucesso tão grande que é fácil se esquecer de que se trata de um filme-catástrofe. A última hora do filme, com o naufrágio do transatlântico, reúne alguns dos melhores momentos de ação e suspense da história do cinema. Mas nunca vamos deixar de fazer a pergunta: porque Rose não deixou Jack boiar com ela? Tinha espaço para mais uma pessoa naquele pedaço de madeira!
Mais lidas
Mais de Casual
Conheça os melhores relógios do mundo em 2024 segundo o 'Oscar da relojoaria'8 endereços em São Paulo para provar o menu executivo completo por menos de R$ 100Soho House para não membros; saiba como acessar o clube fechado para criativosOs 42 melhores vinhos brasileiros premiados em concurso internacional realizado em São Paulo