Casual

Os 10 destinos mais acolhedores do Brasil

Os destinos foram eleitos de acordo com o Traveller Review Awards 2023, feito pela plataforma Booking.com

Porto de Galinhas, em Pernambuco. (Booking.com/Divulgação)

Porto de Galinhas, em Pernambuco. (Booking.com/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 14 de março de 2023 às 11h55.

Com base em 240 milhões de avaliações verificadas de viajantes reais, a Booking.com anuncia os ganhadores da décima primeira edição do prêmio anual Traveller Review Awards 2023, que reconhece os prestadores de serviços de viagens pelo seu compromisso com a hospitalidade e a excelência ao longo do ano.

No ranking dos 10 lugares mais acolhedores do Brasil, em primeiro lugar ficou Porto de Galinhas, em Pernambuco, que também foi a única representante brasileira na lista de destinos mais acolhedores do mundo em 2023.

Além disso, a premiação também identificou os tipos de hospedagem preferidos dos hóspedes. Com mais de 30 tipos de acomodações diferentes disponíveis na plataforma, pelo sexto ano consecutivo, os apartamentos foram os tipos de acomodação mais premiados nacionalmente (20.627 premiados), seguidos pelas casas de temporada (8.857).

1) Porto de Galinhas (PE)

Porto de Galinhas foi eleito o oitavo destino mais acolhedor do mundo pelo prêmio Traveller Review Awards 2023, sendo o único representante brasileiro na lista. O balneário é uma pequena cidade praiana, conhecido pelas suas praias de areia branca, águas cristalinas e mornas, coqueiros, piscinas naturais, comida boa e, claro, excelentes acomodações.

2) Penedo (RJ)

Cachoeira em Penedo, Rio de Janeiro. (Uilson Junqueira)

Penedo é uma cidade localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, perto do parque ecológico de Itatiaia e aos pés da Serra da Mantiqueira, conhecida por suas cachoeiras, chocolates e por ser uma das casas do Papai Noel. O distrito é a principal colônia finlandesa no Brasil, com arquitetura típica e casinhas supercoloridas e aconchegantes.

3) Monte Verde (MG)

Monte Verde, Minas Gerais. (Sang Trinh/ Wikimedia Commons/Divulgação)

Mais uma vez, o distrito mineiro de Monte Verde está na lista dos destinos mais acolhedores do Brasil. Chamado de “A Suíça brasileira”, o pequeno vilarejo de mais de 4 mil habitantes oferece áreas naturais como trilhas, parques e cachoeiras, diversas espécies de vida selvagem e a deliciosa culinária mineira.
Localizado na área central, o Apart Central MV é a perfeita representação do aconchego mineiro. Os apartamentos possuem teto baixo no estilo chalé, lareira para se esquentar do frio e decoração característica da região.

4) Fernando de Noronha (PE)

Praia do Sancho, Fernando de Noronha

(João Vianna/Getty Images)

Fernando de Noronha é um paraíso natural, desejo de viajantes do Brasil e do mundo. Segundo uma pesquisa recente, a Praia do Sancho foi eleita uma das melhores do mundo. O cenário é paradisíaco, com praias de águas claras, centenas de espécies de vida marinha e terrestre, coloridos corais e formações rochosas. O arquipélago ainda é considerado um dos melhores destinos para mergulho, com peixes de diversas espécies, golfinhos, tubarões, arraias e tartarugas.

5) Lavras Novas (MG)

Lavras Novas, Minas Gerais. (Fred_Pinheiro)

Lavras Novas é um dos 13 distritos de Ouro Preto, que conquista os viajantes pela sua tranquilidade e estilo colonial. O destino é ideal para os turistas que procuram fugir da agitação, descansar, comer uma boa comida mineira, contemplar a natureza, visitar prédios históricos e tomar um refrescante banho de cachoeira. Uma boa pedida para o dia é curtir um dos barzinhos no centro da cidade, com música ao vivo e uma cerveja gelada.

6) Visconde de Mauá (RJ)

Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro.

Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro. (Carlos Siqueira/Creative Commons/Wikimedia Commons)

A mais de 1600m de altitude da Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá é um refúgio com opções de ecoturismo e turismo de aventura, além de um destino excelente para casais. Para os aventureiros, há trilhas, cavalgadas, mountain bike e cachoeiras. Para os apaixonados, o destino tem um clima romântico, com friozinho, ideal para um vinho com lareira e restaurantes com uma boa gastronomia.

7) Pedra Azul (ES)

Parque Estadual da Pedra Azul, no Espírito Santo.

Parque Estadual da Pedra Azul, no Espírito Santo. (Rui Peruquetti/Creative Commons/Wikimedia Commons)

Pedra Azul é o representante capixaba na lista de destinos mais acolhedores do Brasil. A cidade é um dos lugares mais famosos e procurados do Espírito Santo, repleto de diferentes espécies de animais e belezas naturais. O Parque Nacional da Pedra Azul é um dos principais pontos turísticos de toda a região, e onde está localizada a famosa Pedra Azul, uma formação rochosa considerada patrimônio geológico brasileiro, com tonalidade azulada.

8) Serra do Cipó (MG)

Cachoeira_Grande_na_Serra_do_Cipó

Cachoeira Grande, na Serra do Cipó. (Pedro Henrique Ribeiro/Wikimedia Commons)

Chamada por Burle Marx de “O Jardim do Brasil”, a Serra do Cipó é um conjunto de belezas naturais formado por rios, cachoeiras, cânions e cavernas com um visual de tirar o fôlego. O vilarejo mineiro chama atenção pelo ambiente acolhedor, proximidade com a natureza e as práticas de esportes radicais como rapel, ciclismo, alpinismo e trekking.

9) Pomerode (SC)

Pomerode, em Santa Catarina

Pomerode, em Santa Catarina. (Divulgação/Divulgação)

Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode fica localizada no interior de Santa Catarina e oferece ao visitante arquitetura, gastronomia, festas e tradições germânicas. Todo ano, no mês de janeiro, acontece a Festa Pomerana na cidade, conhecida por ser voltada à cultura alemã. Na época da Páscoa, acontece a famosa Osterfest, conhecida por ter A Maior Árvore de Páscoa do Mundo e O Maior Ovo de Páscoa do Mundo.

10) Abraão (RJ)

Ilha Grande, Rio de Janeiro. (Rodrigo Zelada/EyeEm/Getty Images)

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, a Vila do Abraão fica em Ilha Grande, um distrito do município de Angra dos Reis, e é a maior ilha do estado do Rio de Janeiro. A natureza no local é exuberante, formada por áreas de Mata Atlântica, Mangue e Restinga, com muitas opções de trilha, cachoeiras, além das famosas e paradisíacas praias com areia branca e águas claras.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:TurismoViagensBrasil

Mais de Casual

Festival apresenta mais de 60 documentários musicais em SP

Diamantes de laboratório e inspiração na natureza: confira as tendências da joalheria

A excelência dos vinhos de Bordeaux está no equilíbrio entre tradição e tecnologia

Com 4º título em Roland-Garros, Iga Swiatek chega a R$ 128 milhões em prêmios aos 23 anos

Mais na Exame