Casual

"Odeio o Dia dos Namorados" estreia nos cinemas nesta sexta

A comédia é estrelada por Heloisa Perissé e dirigida por Roberto Santucci, de "De Pernas pro Ar"


	Heloisa Perissé interpreta uma chefe durona na comédia "Odeio o Dia dos Namorados"
 (Reprodução/Youtube)

Heloisa Perissé interpreta uma chefe durona na comédia "Odeio o Dia dos Namorados" (Reprodução/Youtube)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2013 às 13h52.

São Paulo - Há um antes e um depois na carreira de Roberto Santucci. É preciso tomar por base o ano de 2010. Santucci fez um filme chamado "Sequestro Relâmpago", que até hoje tenta exibir. Já havia feito, anos antes, "Bellini e a Esfinge", que era bem interessante, além de ser interpretado por Malu Mader e Fábio Assunção.

O fracasso foi tão grande - de público - que o filme pode ser citado como prova irrefutável de que nem tudo que é Globo (o elenco) reluz na bilheteria. Há apenas três anos, Santucci fez, no mesmo ano do "Sequestro", "De Pernas pro Ar", e aí foi um estouro.

O filme arrebentou nas bilheterias e transformou Santucci no Midas do cinema brasileiro, posição que vem mantendo através de "Até Que a Sorte nos Separe" e "De Pernas pro Ar 2". Até os críticos, que torciam o nariz para ele, agora descobriram - ufa, enfim! - que seu cinema faz relevantes observações sociais. A mulher moderna, dividida entre o amor e a carreira, a família e o sucesso, é uma personagem que se repete em seus filmes.

Ela volta em "Odeio o Dia dos Namorados", que estreia nesta sexta-feira, 07, em 320 salas, a maioria com cópias em película. "O mercado digital está tomado por O Grande Gatsby", informa a produtora Maíra Lucas, da produtora Glaz. Ela é, como se diz, a mãe da criança.

Ao conversar por telefone com a reportagem, na terça-feira à noite, Santucci estava a caminho do aeroporto. Foi para Las Vegas, em busca de locações para "Até Que a Sorte nos Separe 2", que roda no segundo semestre.

O diretor confirmou que foi contratado para fazer "Odeio Dia dos Namorados" e que a tal mulher moderna já estava no pacote - embora, com o roteirista Paulo Cursino, ele tenha se esmerado em aprimorar a personagem. "Resolvemos, inclusive, fazer a personagem de Heloisa Perissé contra a da Ingrid Guimarães em De Pernas pro Ar 1 e 2. Parecem a mesma, mas diferem em relação ao amor e ao sucesso."

Desde o início, a ideia da produtora Maíra Lucas e seus associados na Glaz era fazer uma comédia de fantasmas. Havia um vago modelo - "Os Fantasmas se Divertem". Heloisa Perissé seria um Bill Murray de saias. No filme, ela virou uma megera ao se dedicar inteiramente à profissão. Sofre um acidente e, nos segundos em que vê sua vida passar diante dos olhos, tem um cicerone - o antigo sócio, interpretado por Marcelo Sabac, outro parceiro de Roberto Santucci. Sabe a bicha má da atual novela das 8, na Globo? Sabac é a bicha boa de "Odeio Dia dos Namorados", mas Heloisa Perissé fica o tempo todo dizendo que é má - porque Sabac a confronta com sua vida miserável.

Santucci busca outros projetos e pode ser muito bem que venha a fazer um filme sobre Marcos Valério - 'o' Marcos Valério -, mas antes disso está comprometido com "Até Que a Sorte 2" e "De Pernas 3". Interessa-lhe melhorar o timing de suas comédias, o acabamento - e os efeitos, que a trama de fantasma, com acidente e tudo, impõe a "Odeio o Dia dos Namorados".

"Meu objetivo é a qualidade, com frescor", resume. O fantasma remete ao "Conto de Natal" de Charles Dickens - cujas adaptações para o cinema Santucci admite não gostar (muito). Aqui ele só tem elogios para Cursino, Sabac e Heloisa Perissé. "A Heloísa é ótima na transição da comédia para o drama, e foi valiosa reescrevendo o diálogo da cena final no restaurante, que ficou melhor graças a ela."

A grande novidade de "Odeio o Dia dos Namorados" é que não é uma comédia como as outras de Santucci. É mais romântica, com um pé no drama. Ele sabe disso, sua produtora também - e ambos estão ansiosos para saber qual será a resposta do público.

Pode ser, é, sua comédia mais bem realizada. É homônima de outra com Nia Vardalos. "Nosso título era Dia dos Namorados, mas o público rejeitava", diz a produtora. "Tentamos quatro ou cinco opções, nada deu certo. Ficamos com 'Odeio', a comédia norte-americana é 'Eu Odeio'. Sinaliza para o que é, uma comédia, e o público fica mais curioso para ver", arremata Maíra.

ODEIO O DIA DOS NAMORADOS

Direção: Roberto Santucci. Gênero: Comédia (Brasil/2013, 92 min.). Classificação: 14 anos

Assista ao trailer do filme:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoCinemaFilmesComédias

Mais de Casual

12 restaurantes com ceias para Natal e Ano Novo em São Paulo

Onde assistir às séries indicadas ao Globo de Ouro

Onde assistir aos filmes indicados do Globo de Ouro

Em 'jogo de mentirinha', Carlos Alcaraz vence João Fonseca