O "Harmony of the seas", o maior cruzeiro do mundo, zarpou neste domingo do porto francês de Saint-Nazaire rumo à cidade inglesa de Southampton diante de dezenas de milhares de curiosos, constatou a AFP.
Este enorme barco de 362 metros de comprimento, 66 de largura e 72 de altura desde a linha de flutuação - o equivalente a um edifício de 20 andares - partiu às 13H45 locais (09H45 Brasília) ajudado por dois rebocadores, espetáculo seguido desde a costa por cerca de 70.000 pessoas, segundo a prefeitura, mas também desde o mar por dezenas de embarcações e pelo ar.
Ancorado no porto de Saint-Nazaire, o gigante dos mares, construído nos estaleiros STX France com um custo próximo a 1 bilhão de euros, começou sua delicada manobra com maré alta depois de ter soado a sirene.
O "Harmony of the seas", com capacidade para 6.360 passageiros e 2.100 tripulantes, foi entregue na sexta-feira a seu proprietário, a companhia americana Royal Caribbean International (RCI), uma filial do grupo RCCL que opera 24 barcos de cruzeiro em todo o mundo.
Após um cruzeiro inaugural a partir de Southampton, a embarcação seguirá para seu porto base, Barcelona , para iniciar seus cruzeiros de uma semana pelo Mediterrâneo até o final de outubro, antes de ser reposicionado no Caribe.
- 1. Mar aberto
1 /22(Divulgação MSC)
São Paulo – Quem já viajou de navio em um Cruzeiro sabe o quanto a tamanho da embarcação impressiona – bem como a quantidade de atividades disponíveis durante o percurso. O que ninguém imagina é o tamanho da infraestrutura por trás disso: 1.370 tripulantes trabalham em todos os postos para que nada saia do prumo na viagem dos 4.500 hóspedes. Todos os dias, 15.000 refeições são preparadas, 220 quilos de pães são feitos, centenas de atividades são conduzidas dentro e fora das piscinas, sem contar as festas e mais festas. Para mostrar os bastidores disso, EXAME.com passou um dia dentro do Splendida, da MSC. Confira a seguir algumas imagens e curiosidades do navio.
2. Brilha muito 2 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
Se a primeira impressão é a que fica, a do saguão do Splendida não foge à regra. Cheia de brilho e uma decoração minunciosamente sofisticada, ela é a mostra do que os hóspedes encontrarão nos demais espaços. A grande estrela é a escada de diamantes e os passageiros não se cansam de tirar fotos dela. Um piano tocado quase que o tempo todo garante o som ambiente mais tranquilo.
3. Origem italiana 3 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
Além do Splendida, a MSC Cruzeiros atua com outros dois modelos de navios para Cruzeiros na América do Sul, região onde o transporte de passageiros cresceu dez vezes em dez anos. De origem italiana, a empresa conta com 12 navios, além de 7 em construção, 12.000 funcionários e atua em 49 países. Ela faz parte do Grupo MSC, criado em 1970, hoje o segundo maior do mundo em transporte de cargas, com 460 navios e 52.000 pessoas empregadas.
4. Todos os gostos 4 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
Além de muito brilho e espaços grandiosos, o Splendida foi projetado para contemplar espaços para todos os gostos e idades. Há nove bares e lounges espalhados pelo navio, além de três bares externos. O navio tem 18 andares - só pula o 17º porque na Itália a crença é de que o número traz má sorte.
5. Balada sem fim 5 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
Há cada noite uma festa temática anima a vida dos tripulantes do navio, com eventos que vão do tema tropical aos anos 60. A primeira delas, a Noite do Comandante, é a festa em que o comandante do MSC Splendida, Giuliano Bossi, se apresenta a todos.
6. Melhor roupa 6 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
A última é a Festa de Gala, quando todos, além de bem vestidos, dançam como se não houvesse amanhã na noite de despedida do Cruzeiro.
7. Para os jovens 7 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
As opções incluem ainda uma discoteca e espaço só para os adolescentes, com decoração alegre e mais descolada e bebidas e alimentação diferenciada para eles.
8. 88 artistas 8 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
Por trás de tanta festança, 20 músicos, dois djs, 10 animadores infantis e 12 de adultos, além de professores de dança, comandam o som e a animação o dia inteiro. A área de entretenimento contrata, a cada viagem, cerca de 90 pessoas, sendo 12 deles dançarinos para os espetáculos diários que acontecem no teatro do navio de tamanho e qualidade acústica impressionante. Duas agências italianas fazem a seleção dos dançarinos e músicos, vindos de todas as partes do mundo.
9. No camarim 9 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
Os artistas contam com um camarim especial para se arrumarem antes e depois das apresentações no teatro, que acontecem todos os dias.
10. A todo vapor 10 /22(Divulgação MSC)
O menu da cozinha é exclusivamente italiano, mas com uma pitada brasileira, já que algumas adaptações e inclusões de pratos foram feitas para agradar os clientes do país. Em duas cozinhas grandes e outras sete pequenas, 252 pessoas trabalham 24 horas fazendo comida e mais comida para todos os 4.300 hóspedes mais a tripulação.
11. 220 quilos por dia 11 /22(Divulgação MSC)
Os números de ingredientes na cozinha a cada Cruzeiro impressionam: 7.000 litros de leite, 8.000 quilos de farinha, 30.000 ovos, 10.000 quilos de carnes e pescados e 2.500 quilos de açúcar são usados para fazer as 15.000 refeições diárias. Só de pães são 220 quilos de 12 tipos todos os dias, além de vários doces e sorvete artesanal, como os da Itália.
12. Mais opções 12 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
O navio conta ainda com três restaurantes temáticos no Splendida – um deles é o mexicano que vemos nesta imagem.
13. Vários tamanhos 13 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
O navio conta com cinco piscinas nas áreas comuns de diversos tamanhos – além das destinadas apenas aos hóspedes do Yatch Club.
14. O Yacht Club 14 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
Um navio de luxo dentro de um navio luxo é como o espaço Yacht Club é definido. A área cobra preços mais salgados por serviços exclusivos, que incluem massagem, yoga, e um mordomo exclusivo para cada hóspede.
15. Degrau de cristal 15 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
Além de poder transitar livremente pelos demais espaços comuns do navio, quem está no Yacht Club tem visões privilegiadas, além de piscinas menores e exclusivas. Também tem a escada mais cara da embarcação no saguão de entrada. Cada degrau dela, feito com cristal cor âmbar, custa cerca de 3.000 euros.
16. De bailarinas a cozinheiros 16 /22(Divulgação MSC)
É na proa no navio que fica a área dos tripulantes, ou seja, das 1.370 pessoas que trabalham para fazer com que os viajantes tenham uma boa viagem. Em alta temporada, como janeiro, 25% da equipe é composta por brasileiros. Os demais chegam de diversos lugares, como Filipinas, China e Guatemala, e seus contratos são de até sete meses. Entre eles, mecânico, cozinheiros, bailarinas e arrumadeiras.
17. Festas semanais 17 /22(Divulgação MSC)
A empresa não permite fotografias na área dos tripulantes, mas garantimos: há dois bons espaços de lazer – um maior com pista de dança, karaokê e mesa de pebolim – espaço de treinamento e três restaurantes. Nas festas semanais, das 18h às 02h, eles podem beber até três cervejas long neck. Também podem levar três pessoas para conhecerem o navio quando atracado.
18. Hospital flutuante 18 /22(Divulgação MSC)
Dois médicos e mais três enfermeiros se revezam no atendimento a eventuais pacientes durante as viagens do Cruzeiro, que tem uma espécie de hospital ambulante. O ambulatório conta com duas salas de atendimento, uma de triagem para pronto-atendimento; e outra bem equipada com desfibrilador, raio-x portátil e eletrocardiograma para que procedimentos simples possam ser feitos. Há ainda salas de internação, salas de isolamento e até uma câmera fria para o caso de alguém falecer no navio. “Essa nunca usamos”, garante o médico português que atende nossa visita. De acordo com ele, os casos mais comuns são de adolescentes que bebem demais ou de idosos que caem, comem além da conta ou esquecem da medicação durante a viagem.
19. Lixo (tratado) ao mar 19 /22(Divulgação MSC)
Tanta gente reunida no navio gera cerca de 12 metros cúbicos por dia de lixo. Uma área e uma equipe são direcionadas especialmente para cuidar desse assunto. O material orgânico gerado é tratado e depois descartado a 19 km de distância do litoral. A mesma coisa acontece com os litros e litros de óleo usados.
20. Tudo compacto 20 /22(Divulgação MSC)
Itens de alumínio e papel são separados e compactados por grandes máquinas para que possam ser armazenados até o fim da viagem. Um triturador faz com que os descartes de vidros também ocupem menos espaço.
21. Vista para o mar 21 /22(Exame.com / Tatiana Vaz)
Quando visitamos o Splendida, ele ainda estava atracado no Porto de Santos, quase pronto para sair rumo pelo litoral brasileiro por quatro dias. A entrada dos hóspedes é liberada algumas horas antes da saída do navio e esta era a visão que encontramos do lado de fora. Mas é fácil imaginar a paisagem de um azul infinito do mar que acompanha os hóspedes durante uma viagem.
22. Veja agora: 22 /22(Tatiana Vaz/EXAME.com)