Novo BMW Série 5 chega ao Brasil em 2024 apenas na versão 100% elétrica
Estratégia segue posicionamento global da BMW rumo à eletrificação. Ainda não há preço definido do modelo por aqui
Repórter de Lifestyle
Publicado em 13 de novembro de 2023 às 16h40.
Última atualização em 13 de novembro de 2023 às 16h41.
*de Greenville, nos Estados Unidos
Após lançar a versão 100% elétrica do BMW i7 no Brasil (a única da Série 7 por aqui), a marca alemã segue a estratégia global de eletrificação e vai trazer ao país o novo BMW Série 5 apenas na versão elétrica. Ainda não há uma data para a chegada do modelo em solo brasileiro, mas deve ocorrer em 2024. A precificação também ainda está em processo de conversão.
- ExxonMobil anuncia planos de abrir fábrica de lítio para veículos elétricos
- RaiaDrogasil (RADL3) revisa guidance e acelera plano de expansão para até 600 lojas em dois anos
- O que entra na Netflix esta semana? Veja os filmes e as séries
- América-MG é o primeiro time rebaixado do Brasileirão; veja o risco de queda dos outros clubes
- The Crown, DNA do Crime e V para Vingança: veja o que entra na Netflix essa semana
- Em entrevista, Netanyahu se esquiva sobre responsabilidade pelos ataques a Israel
A informação foi anunciada em um evento da marca em que EXAME Casual estava, na cidade de Greenville, no estado da Carolina do Sul nos Estados Unidos, onde está instalada a maior fábrica da montadora no mundo.
“A nossa estratégia continuará centrada no cliente e baseada na transição para a eletrificação com abertura tecnológica, experiências premium, digitalização e conectividade, com uma crescente ênfase local e regional à medida que a produção segue a procura”, disse Reiner Braun, CEO e presidente da Grupo BMW América Latina.
Apesar de não revelar detalhes, a estratégia da BMW com a Série 5 deve seguir o mesmo da Série 7 e trazer ao Brasil a versão topo de linha. Neste caso, a alemã tende a desembarcar com o i5 M60 xDrive. Em comparação com o modelo anterior, a nova geração cresceu 97 milímetros, chegando aos 5,06 metros no comprimento. Cresceu ainda 32 milímetros na largura, indo para 1,90 metro, e outros 36 milímetros na altura, atingindo a marca de 1,51 metro.
O carro tem dois motores, nos eixos dianteiro e traseiro, e tração elétrica nas quatro rodas. O torque do sistema gerado é de até 820Nm quando a função M Sport Boost ou M Launch Control é ativada. Isso permite que o BMW i5 M60 acelere de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 230km/h.
Lançamentos em 2024
O lançamento do i5 abre o ano de novidades da BMW. Segundo a marca, mais de dez novos modelos BMW e MINI serão lançados na Argentina, Brasil, México em 2024. Neste número estão incluídos o BMW X2 e o BMW iX2. Os novos MINI Cooper elétricos e MINI Countryman elétricos também estrearão na América Latina no próximo ano.
Em 2023, o grupo BMW lançou dez modelos eletrificados na América Latina, incluindo modelos totalmente novos, como o BMW iX1 e o i7, além de versões híbridas dos principais modelos. Entre janeiro e outubro, foram vendidos 32.661 veículos da BMW, 2% a mais que o ano anterior. O MINI atingiu 5.712 vendas no mesmo período, um valor 7% superior do que em 2022.
*O jornalista viajou a convite da BMW.