Casual
Acompanhe:

Museu do Ipiranga inaugura nova sala com mostra sobre a independência

Para marcar o aniversário da cidade de São Paulo, mostra Memórias da Independência aborda os processos que levaram o Brasil a declarar independência de Portugal

Com entrada gratuita, mostra Memórias da Independência poderá ser visitada até 26 de março (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com entrada gratuita, mostra Memórias da Independência poderá ser visitada até 26 de março (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A
Agência Brasil

25 de janeiro de 2023, 09h12

O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, inaugura nesta quarta-feira, 25, mais um espaço expositivo, destinado a mostras temporárias. Para marcar o aniversário da cidade de São Paulo, celebrado hoje, e também a inauguração do novo espaço, o museu abre a exposição Memórias da Independência.

A nova mostra do Museu do Ipiranga pretende dialogar com o público sobre os processos que levaram o Brasil a declarar independência de Portugal, discutindo sobre o mito de que o fato tenha ocorrido de forma isolada e em um único dia, assim como ficou gravado no imaginário popular e como foi retratado na pintura Independência ou Morte, de Pedro Américo [obra que foi restaurada recentemente e está exposta na parte mais antiga do museu, chamada de Edifício Monumento].

Memórias da Independência reúne cerca de 130 itens relacionados ao processo de ruptura entre Brasil e Portugal. A mostra discute o protagonismo de São Paulo e do grito do Ipiranga como marco absoluto da independência e ressalta que a ruptura entre os dois países foi um longo processo, envolvendo diversos personagens e episódios que ocorreram em todo o Brasil.