Memória do cinema espanhol chega ao Rio em imagens
A mostra itinerante, organizada pelo Instituto Cervantes, passará por 110 anos de história do cinema espanhol, de 1896 até 2006
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2012 às 19h12.
Rio de Janeiro - A exposição gráfica e fotográfica ''Cinema espanhol: Uma crônica visual'' abre suas portas na próxima segunda-feira no Rio de Janeiro por conta do Festival de Cinema realizado na cidade.
A mostra itinerante, organizada pelo Instituto Cervantes, passará por 110 anos de história do cinema espanhol, de 1896 até 2006, com cerca de 80 fotografias e 20 cartazes dos filmes mais representativos dessas 11 décadas.
O material está dividido em dez espaços que correspondem aos períodos da cinematografia espanhola: Origens, Expansão, Esplendor, Sombras, Recuperação, Desconcerto, Novos Rumos, Transições, Revezamentos e Futuro.
Além disso, as imagens estão acompanhadas do vídeo ''Cerca y lejos. Imágenes del cine español'', de Marta Javierre e Fernando Carmena, que durante 30 minutos recria o itinerário da exposição.
Para o Instituto Cervantes, esta exposição serve como uma crônica da história recente da Espanha, explicada através do espaço imaginário do cinema.
Alguns dos filmes que protagonizam a mostra são títulos conhecidos da tradição cinematográfica espanhola, como ''El cochecito'', ''La escopeta nacional'' e ''Volver'', assim como outros menos conhecidos como ''Apartado de Correos 1001'', um dos primeiros filmes do gênero ''film noir'' produzidos no país.
A exposição permanecerá na sede do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro até o dia 29 de outubro.
De 22 a 26 de outubro, a mostra será complementada com a projeção de cinco longas-metragens que representam diferentes tendências do cinema espanhol atual: ''Azuloscurocasinegro'', ''Tres días con la familia'''', ''Bajo las estrellas'', ''Nómadas'' e ''Ladrones''.