Mais plantas em casa? Saiba como montar um jardim vertical na varanda

A varanda é um dos melhores locais para fazer um jardim vertical. Saiba as vantagens de usar as plantas para valorizar sua decoração
Sugestão de jardim vertical. (Viva Decora/Divulgação)
Sugestão de jardim vertical. (Viva Decora/Divulgação)
V
Viva DecoraPublicado em 02/10/2022 às 08:00.

A varanda precisa ser receptiva e agradável, o local perfeito para relaxar e se conectar com a natureza. E a melhor forma de garantir essas características na decoração é por meio do jardim vertical.

As plantas melhoram a qualidade do ar, deixando os ambientes mais frescos em dias de calor intenso e super agradáveis para receber os amigos durante o verão, e formam uma barreira acústica, evitando que os vizinhos ouçam tudo que acontece no seu lar. 

Ter um jardim vertical na varanda vai além da estética. É uma forma de trazer a natureza para dentro de casa e aumentar a positividade do ambiente. Selecionamos algumas ideias que podem ser usadas em diferentes projetos de varanda para te inspirar. 

Ganhe espaço na varanda gourmet 

Sugestão de decoração para área gourmet. (Viva Decora/Divulgação)

O jardim vertical é a opção ideal para projetos compactos - especialmente na varanda, em que cada metro quadrado precisa ser planejado para atender diferentes necessidades.

Escolha uma das paredes da varanda para instalar a estrutura de jardim vertical e trazer o frescor e beleza das plantas para o design do espaço.

Dica: o jardim é perfeito para ficar perto das poltronas e espreguiçadeiras da varanda gourmet. Vale a pena pensar nesse conjunto ao definir o material dos móveis e os tipos de plantas que fazem parte da decoração - assim a harmonia prevalece.

Aproveite para fazer uma mini horta 

Sugestão de mini horta. (Viva Decora/Divulgação)

Por ser um ambiente arejado e iluminado, a varanda é o espaço ideal para cultivar hortaliças e temperos variados, como hortelã, manjericão e pimentas. 

A vantagem de fazer uma mini horta no lugar de cultivar flores é que ela não ocupa muito espaço na decoração e pode ser feita em qualquer cantinho da varanda.

Compre vasos e floreiras com identificação de cada tipo de hortaliça. Isso facilita na hora de cuidar das sementes e retirá-las fresquinhas para fazer parte das receitas caseiras.  

Decoração natural e privacidade na área externa  

Sugestão de jardim vertical. (Viva Decora/Divulgação)

O jardim vertical é um excelente elemento decorativo para área externa e, ainda por cima, pode auxiliar na privacidade da sua família. 

Caso sua varanda tenha um ofurô ou piscina, como o projeto abaixo, monte o jardim vertical nas paredes próximas à área molhada - é a melhor forma de garantir maior privacidade no espaço. 

Folhagens de cores incríveis 

Sugestão de plantas coloridas. (Viva Decora/Divulgação)

A decoração precisa de um toque de cor? Aproveite para plantar folhagens e flores de cores variadas no jardim para conquistar um efeito natural e charmoso na varanda. 

No lugar de usar apenas uma espécie de planta para compor o jardim vertical, plante mais de um tipo. Porém, pesquise por espécies que exigem cuidados similares, assim você consegue cuidar de todas as plantas de modo equilibrado.

Dica: procure por plantas que gostam de meia sombra (luz indireta) e não exigem regas constantes. Elas costumam ser mais resistentes à mudanças climáticas e se desenvolvem bem na varanda.

Qualidade de vida  

Ter plantas na decoração traz boas energias da natureza para dentro de casa.

Não pense que estamos falando isso por falar, é um fato. As flores e folhagens ajudam a limpar o ar e conservam a umidade do ambiente, atraindo pequenos visitantes para sua decoração, como o beija-flor, passarinhos e borboletas. É um paraíso, não acha?

As 5 melhores espécies para compor um jardim vertical 

O ideal é investir em plantas que gostam de sombra e água fresca - ou seja, que exigem poucos cuidados diários. 

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o universo das plantas, separamos aqui 5 espécies que se desenvolvem bem no jardim vertical da varanda. Escolha sua favorita (ou use todas elas para fazer um painel impressionente!):

  1. Jiboia: pertence à família das trepadeiras e se adapta bem em locais com pouca luminosidade. As regas precisam ser constantes em épocas mais quentes.  
  2. Antúrio: famoso pela folha vermelha em formato de coração, o antúrio é uma planta que requer solo rico em matéria orgânica, sombra e regas mais constantes.  
  3. Orquídeas: brancas, cor de rosa, amarelas… as orquídeas são conhecidas pela variedade de cores e resistência. Plante-as em conjunto com outras espécies para dar um toque de cor maravilhoso no espaço. Elas gostam de ambientes iluminados e regas moderadas.  
  4. Samambaia: é uma planta que preenche qualquer espaço da casa. O mais interessante é que há uma grande variedade de espécies de samambaia e você pode usar várias delas para compor um jardim vertical bem completo. Podemos destacar: Avenca, Samambaia azul, Renda francesa e Renda portuguesa. 
  5. Colar de pérolas: essa suculenta tem folhas que parecem pérolas que caem de seus vasos. É perfeita para decorar a parte mais alta do jardim vertical ou vasos supensos.

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.