Livro da brasileira Isabel Pesce é curto, mas com lições práticas e recheadas de exemplos (Divulgação)
Rafael Kato
Publicado em 23 de março de 2013 às 09h53.
São Paulo - Na época de geração yuppie, o sonho de qualquer jovem era fazer US$ 1 milhão antes dos 30 anos de idade. Como? Com investimentos financeiros mirabolantes. Agora, o sonho, obviamente, continua sendo o de ganhar muito dinheiro, mas os caminhos para chegar lá são outros. A grande Meca da geração Y é o Vale do Silício, a região da Califórnia que concentra a principais empresas de tecnologia do mundo. Estão lá, por exemplo, Google, Facebook e Apple.
Todos querem ser como Mark Zuckerberg. Uma ideia na cabeça e um computador na mão. O site, aplicativo ou gadget revolucionário pode receber um aporte financeiro ou ser comprado por outra empresa. O dono fica bilionário, com fama de ser “cool” e seu produto passa a ser usado por milhões de pessoas.
Mas o caminho até lá não é fácil. Para entender como é a briga na Califórnia e o que você pode fazer para se tornar o próximo Sergey Brin, nossa dica é o livro A Menina do Vale, escrito pela brasileira Bel Pesce. Ela mora no Vale do Silício e dá dicas de sobrevivência por lá. Com apenas 24 anos de idade, o currículo dela é extenso: formada pelo MIT, fez um mestrado dentro do Google e trabalhou na Microsoft. Tinha tudo para se dar bem numa grande empresa, mas resolveu abrir uma startup que criou um aplicativo para controle de gastos pessoais.
O livro é curto, mas com lições práticas e recheadas de exemplos. Listamos cinco recomendações fundamentais para o sucesso e que resumem bem o espírito da obra: