Casual

Leilão de retrato da musa de Picasso é estimado em € 43 mi

Na obra "Mulher sentada junto a uma janela", o pintor retratou sua musa Marie-Thérèse em 1932


	A obra "Femme Assise Près d'une Fenêtre", de Picasso: a aparição pública dos retratos de Marie-Thérèse fez com que o caso fosse descoberto
 (Divulgação)

A obra "Femme Assise Près d'une Fenêtre", de Picasso: a aparição pública dos retratos de Marie-Thérèse fez com que o caso fosse descoberto (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2013 às 12h37.

Londres - Uma pintura a óleo na qual Pablo Picasso retrata sua musa Marie-Thérèse será leiloado em Londres em 5 de fevereiro por um preço estimado entre 31,25 e 43,75 milhões de euros, anunciou nesta segunda-feira a casa de leilão Sotheby"s.

A obra "Femme assise près d'une fenêtre" ("Mulher sentada junto a uma janela"), que o artista espanhol pintou em 1932 em seu estúdio em Boisgeloup, próximo a Paris, tem dimensões de 1,46 x 1,14 metros e será exposta durante um leilão de arte impressionista e moderna.

O quadro faz parte de uma série na qual o pintor mostrou pela primeira vez Marie-Thérèse, uma mulher francesa que conheceu em 1927, quando tinha apenas 17 anos, e com a qual manteve uma relação amorosa.

Em um primeiro momento, a presença de musa nos quadros de Picasso se manteve no anonimato, dado que o pintor continuava casado com a russa Olga Khokhlova, apesar da aparição pública dos retratos de Marie-Thérèse fazer com que o caso fosse descoberto.

O leilão da Sotheby"s em Londres incluirá, além disso, uma obra do também espanhol Joan Miró, "Femme revant de l"evasion" ("Mulher sonhando em escapar"), com um preço estimado entre 10 e 15 milhões de euros.

O quadro, que Miró pintou em 1945 em um momento no qual sua obra tinha sido elogiada pela crítica internacional, saíra à venda pela primeira vez em meio século.

O espanhol representou nesta obra uma mulher sobre um fundo claro, com uma linguagem artística que rememora o simbolismo que tinha desenvolvido em suas séries "Constelações".

A monumental obra do francês Claude Monet "Nymphéas avec reflets de hautes hebes" ("Ninfas com reflexos de ervas altas"), de 1,3 x 2 metros e parte de uma das séries mais conhecidas do autor, sairá também à venda por entre 15 e 22,5 milhões de euros.

O trabalho do alemão Egon Schiele "Liebespaar", no qual o artista é retratado por ele mesmo ao lado de seu amante Wally, será leiloado por um preço estimado entre 8,1 e 10,6 milhões de euros. 

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisLeilões

Mais de Casual

A homenagem da Montblanc aos Jogos Olímpicos

Lembra da Von Dutch? Marca de bonés planeja retorno

Bar da Dona Onça terá menu degustação pela primeira vez

São Petersburgo se volta para turistas do Oriente

Mais na Exame