Casual

Leilão de retrato da musa de Picasso é estimado em € 43 mi

Na obra "Mulher sentada junto a uma janela", o pintor retratou sua musa Marie-Thérèse em 1932


	A obra "Femme Assise Près d'une Fenêtre", de Picasso: a aparição pública dos retratos de Marie-Thérèse fez com que o caso fosse descoberto
 (Divulgação)

A obra "Femme Assise Près d'une Fenêtre", de Picasso: a aparição pública dos retratos de Marie-Thérèse fez com que o caso fosse descoberto (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2013 às 12h37.

Londres - Uma pintura a óleo na qual Pablo Picasso retrata sua musa Marie-Thérèse será leiloado em Londres em 5 de fevereiro por um preço estimado entre 31,25 e 43,75 milhões de euros, anunciou nesta segunda-feira a casa de leilão Sotheby"s.

A obra "Femme assise près d'une fenêtre" ("Mulher sentada junto a uma janela"), que o artista espanhol pintou em 1932 em seu estúdio em Boisgeloup, próximo a Paris, tem dimensões de 1,46 x 1,14 metros e será exposta durante um leilão de arte impressionista e moderna.

O quadro faz parte de uma série na qual o pintor mostrou pela primeira vez Marie-Thérèse, uma mulher francesa que conheceu em 1927, quando tinha apenas 17 anos, e com a qual manteve uma relação amorosa.

Em um primeiro momento, a presença de musa nos quadros de Picasso se manteve no anonimato, dado que o pintor continuava casado com a russa Olga Khokhlova, apesar da aparição pública dos retratos de Marie-Thérèse fazer com que o caso fosse descoberto.

O leilão da Sotheby"s em Londres incluirá, além disso, uma obra do também espanhol Joan Miró, "Femme revant de l"evasion" ("Mulher sonhando em escapar"), com um preço estimado entre 10 e 15 milhões de euros.

O quadro, que Miró pintou em 1945 em um momento no qual sua obra tinha sido elogiada pela crítica internacional, saíra à venda pela primeira vez em meio século.

O espanhol representou nesta obra uma mulher sobre um fundo claro, com uma linguagem artística que rememora o simbolismo que tinha desenvolvido em suas séries "Constelações".

A monumental obra do francês Claude Monet "Nymphéas avec reflets de hautes hebes" ("Ninfas com reflexos de ervas altas"), de 1,3 x 2 metros e parte de uma das séries mais conhecidas do autor, sairá também à venda por entre 15 e 22,5 milhões de euros.

O trabalho do alemão Egon Schiele "Liebespaar", no qual o artista é retratado por ele mesmo ao lado de seu amante Wally, será leiloado por um preço estimado entre 8,1 e 10,6 milhões de euros. 

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisLeilões

Mais de Casual

Os sucessos do cinema e a magia dos contos de fada ganham vida nos Parques Temáticos da Disney

Qual a diferença entre vinho orgânico, biodinâmico, convencional e natural

Hyrox: a nova competição fitness que está conquistando o mundo

Heineken lança guia que dá match entre bares e clientes