James Cameron demonstra interesse em produzir filmes para Oculus Rift
Cineasta diz estar familiarizado com a realidade virtual desde seus primeiros dias
Lucas Agrela
Publicado em 15 de abril de 2014 às 09h10.
O famoso cineasta, produtor e roteirista James Cameron demonstrou interesse em produzir filmes em realidade virtual. Cameron participou do tópico Ask Me Anything da rede social Reddit e recebeu uma pergunta sobre como ele se sente em relação ao futuro do cinema. Em resposta, ele afirmou que "pessoalmente estaria muito interessado em encontrar um caminho para incorporar a realidade virtual na experiência da narrativa cinematográfica".
Já sobre o Oculus Rift, ele disse ainda não ter um conhecimento aprofundado. "Conheço bem a realidade virtual, mas ainda não vi especificamente o Oculus Rift. Estou interessado nele, devo vê-lo nos próximos meses, mas já estou familiarizado com a realidade virtual desde o seu nascimento", declarou Cameron.
O cineasta foi pioneiro na produção de filmes em 3D com o sucesso "Avatar", de 2009, que em breve deve ganhar uma continuação. Ele afirma também que o processo de gravação usado neste título fez sua equipe trabalhar "em um espaço virtual o dia inteiro".
Há startups que se interessam na área e já chegaram a anunciar que se dedicam a conteúdos para o dispositivo de realidade aumentada, como é o caso da Total Cinema 360 .
O Oculus Rift foi criado pela Oculus VR após arrecadar fundos em um site de financiamento coletivo e seu objetivo primário é para jogar games. Entretanto, a companhia foi vendida no mês passado para o Facebook por 2 bilhões de dólares, A rede social anunciou que tem planos de usar o gadget em comunicação, educação, mídia e entretenimento.
"A realidade virtual já foi um sonho de ficção científica. Mas a internet também já foi um sonho, bem como foram computadores e smartphones. O futuro está chegando e nós temos a chance de construir isso juntos. Estou ansioso para começar a trabalhar com toda a equipe da Oculus VR para trazer esse futuro ao mundo, e para desbloquear novos mundos para todos nós", afirmou Mark Zuckerberg, cofundador e CEO do Facebook.