Infiniti produzirá compacto premium

Carro terá visual inspirado no conceito Etherea

São Paulo - A Nissan revelou nesta quinta-feira, 10 de maio, que a Magna Steyr, empresa responsável pela produção de carrocerias de vários modelos europeus, será responsável pela fabricação do primeiro compacto premium da Infiniti a partir de 2014.

Segundo o diretor da Infiniti, Andy Palmer, o veículo ajudará a marca a conquistar novos clientes e impulsionará seu crescimento em mercados fundamentais, como o oeste europeu. De acordo com a agência de notícias Automotive News, o novo modelo seria peça vital para a marca conquistar os 10% do mercado de luxo almejados pela Nissan, dona da Infiniti.

O carro deve aproveitar a parceria firmada entre a aliança Renault-Nissan e a Daimler AG, usando a plataforma compacta MFA desenvolvida pela Mercedes-Benz. Várias peças também serão fornecidas pela empresa alemã à Infiniti e fontes dizem que a produção anual pode chegar a 60 mil veículos. Os veículos serão exportados para diversas partes do mundo, sendo que eles serão equipados com motores de quatro e seis cilindros a diesel e várias opções de motorização a gasolina, todas compartilhadas com a Mercedes-Benz.

A decisão de aproveitar componentes da empresa alemã é vantajosa para ambas as partes. Enquanto a Infiniti economizará custos, a Mercedes-Benz receberá uma quantia referente às taxas de licença de cada unidade fabricada, ao mesmo tempo em que também se beneficia da economia de escala.

O futuro compacto será inspirado no conceito Etherea, mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2011. Com uma proposta que combina prazer ao dirigir com bastante estilo, o modelo deve ser lançado de olho nos consumidores jovens. O sucesso do carro será determinante para as pretensões da Infiniti, que projeta chegar a 500 mil unidades vendidas pelo mundo em 2016.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.