Filme, arte e literatura: confira indicações culturais para o final de semana
O livro "Um Defeito de Cor" ganha uma exposição no Sesc Pinheiros, em São Paulo
Publicado em 11 de maio de 2024 às 08h36.
DOCUMENTÁRIO
Um século de Caymmi
Na semana em que Dorival Caymmi celebraria 110 anos, estreia nos cinemaso documentário Dorival Caymmi — Um Homem de Afetos. Dirigidopor Daniela Broitman ( Marcelo Yuka no Caminho das Setas ),a produção apresentao universo do cantore compositor que revolucionou a cançãono Brasil e abriu caminho para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. Com depoimentos de familiares e artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Jobim.
LIVRO
Memórias de um naufrágio
Mesmo autor de Assassinos da Lua das Flores , David Grann reconstitui aqui a história real do afundamento de um navio britânico no século 18 e de seus sobreviventes em Os Náufragos do Wager. A obra publicada pela Companhia das Letras apresenta uma pesquisa completa do jornalista sobre a viagem e o comportamento humano em situações extremas por meio de umaaventura histórica.
ARTE
Virtude da cor
Ana Maria Gonçalves narra, em Um Defeito de Cor , publicado em 2006, a jornada de uma mulher africana nascida no início do século 19 e escravizada no Brasil, e sua busca por um filho perdido. O livro vencedor do prêmio Casa de Las Américas agora ganha uma exposição no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Com curadoria compartilhada entre a autora, Marcelo Campos e Amanda Bonan, a mostra conta com 372 peças entre arte têxtil, fotografias, instalações, cartazes, pinturas e esculturas de autoria de artistas do Brasil, da África e das Américas, fazendo alusão ao período do Brasil Império (1822-1889) para discutir os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos do século 19 e seus desdobramentos em elementos contemporâneos.
Já no Sesc Avenida Paulista, o artista carioca Maxwell Alexandre apresenta a mostra Novo Poder: Passabilidade. Vencedor do prêmio Pipa 2021, Andrade traz 56 obras sobre a ideia da comunidade preta dentro de galerias, museus, centros culturais e fundações. Em suas obras, o artista dá ênfase a três signos-base: as cores preta, branca e parda. A cor preta aparece na representação dos personagens, a cor branca aponta tanto para o espaço expositivo como para o conhecimento acadêmico, e a cor parda representa a obra de arte e faz referência ao próprio papel, que é o suporte principal da série. “A moda e a arte são dois campos da cultura hegemônica ocidental que se consolidaram a partir da modernidade, cada um com suas especificidades, tendo como ponto em comum a forte influência que ambos exercem na construção de distinções sociais”, diz Maxwell.
Um Defeito de Cor | Curadoria: Amanda Bonan, Ana Maria Gonçalves e Marcelo Campos | De 25 de abril a 1ode dezembro de 2024| Sesc Pinheiros — Rua Paes Leme, 195, São Paulo
Novo Poder: passabilidade | Artista e curadoria: Maxwell Alexandre | De 19 de abril a 29 de setembro de 2024 | Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Por Júlia Storch
um lugar para comprar decoração...
...em Lima (Peru)
Dédalo é uma loja, um espaço de exposição e um café localizado em um lindo casarão no descolado bairro Barranco. Os cômodos da casa apresentam uma curadoria cuidadosa e exibem uma ampla gama de obras de arte, artesanatos peruanos, objetos reciclados e móveis.
...em Marrakech (Marrocos)
A caminho do Jardim Majorelle e do museu Yves Saint Laurent fica a 33 Rue Majorelle , uma loja-conceito que vende produtos com design marroquino. Tapeçaria, cerâmica, velas, mobiliário, obras de arte estão disponíveis na cheirosa loja de dois andares.
...na Cidade do México (México)
Lago é uma marca que impulsiona o design latino-americano através de vários projetos, como mercados itinerantes e feiras. Além disso, há duas lojas na Cidade do México que vendem cerâmicas e têxteis de designers do Peru, Colômbia, Equador, Argentina, Brasil e, claro, do México.
Por Carolina Gehlen