Casual

FIFA estuda quatro mudanças que podem revolucionar o futebol

Ao todo são quatro mudanças, que podem ser implementadas nos principais campeonatos mundiais, inclusive no Brasil. 

Fifa: as mudanças têm como objetivo aumentar a intensidade das partidas com mais tempo de bola rolando e menos paralisações. (Paul Ellis/Getty Images)

Fifa: as mudanças têm como objetivo aumentar a intensidade das partidas com mais tempo de bola rolando e menos paralisações. (Paul Ellis/Getty Images)

AM

André Martins

Publicado em 17 de julho de 2021 às 16h05.

Última atualização em 19 de julho de 2021 às 16h51.

Já imaginou uma partida de futebol com dois tempos de 30 minutos ou com substituições ilimitadas? Essas mudanças estão sendo testadas no Future of Football Cup, competição sub-19 disputada na Holanda. Apesar de não apoiar oficialmente o torneio, a Fifa está de olho no impacto dessas mudanças nas partidas, na aposta de alterar as regras e revolucionar o esporte.

Ao todo são quatro mudanças, que podem ser implementadas nos principais campeonatos mundiais, inclusive no Brasil.

Segundo o jornal esportivo espanhol Mundo Deportivo, a Fifa está observando a competição para avaliar como foram os testes e fazer no futuro uma solicitação formal ao International Board, órgão que define as regras do jogo em todo o mundo. A entidade máxima do futebol nega em nota a intenção de mudar qualquer regra do futebol no momento e o apoio oficial a competição.

Confira as quatro regras em teste na competição:

  • Dois tempos de 30 minutos no lugar dos dois tempos de 45 minutos. Nesta nova regra, porém, o relógio é parado sempre que o jogo é paralisado, como falta, lateral, tiro de meta ou escanteio;
  • Lateral cobrado com os pés e para si mesmo. O jogador não precisa passar para um companheiro nessas bolas paradas. É só parar a bola no local da infração ou no escanteio e sair jogando sozinho;
  • Cartões amarelos têm uma punição extra. O jogador que receber o amarelo terá que ficar 5 minutos fora, deixando o time com um atleta a menos nesse período. Ele pode retornar normalmente depois desse tempo;
  • Substituições ilimitadas. Um jogador que for substituído pode retornar depois, assim como acontece no basquete, por exemplo. E o técnico pode alterar os jogadores quantas vezes quiser.

Por conta da pandemia, a regra de substituições foi alterada provisoriamente. Hoje, os times podem realizar até cinco alterações durante a partida, anteriormente eram somente três.

As mudanças têm como objetivo aumentar a intensidade das partidas com mais tempo de bola rolando e menos paralisações. Na transmissão da partida entre PSV e Club Brugge, disputada na quinta-feira, 15, é possível observar em poucos minutos as novidades.

yt thumbnail
  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:EsportesFifaFutebolHolandaJogadores de futebol

Mais de Casual

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação

O carro mais tecnológico do Brasil entre R$ 150 mil e R$ 300 mil, segundo ranking EXAME Casual