Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do Brasil, revela pesquisa
Confira ranking com as dez mulheres mais admiradas do país
Estadão Conteúdo
Publicado em 8 de março de 2019 às 16h38.
São Paulo - A atriz Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do Brasil. A constatação foi feita através da uma pesquisa com 780 homens e mulheres de todas as regiões do País pelo Instituto QualiBest, com pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais.
Em segundo lugar, a brasileira mais admirada pelos entrevistados foi a cantora Ivete Sangalo, seguida pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a ativista Maria da Penha e a ex-presidente da República Dilma Rousseff.
A pergunta para a base das entrevistas foi: "Quem é a mulher brasileira que você mais admira?" O Top 10 inclui as personalidades femininas que tiveram mais de 2% das citações na pesquisa.
Para Daniela Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest, a maior surpresa do estudo é a relevância de personalidades políticas no Top 10. "É surpreendente como as pessoas estão envolvidas com personalidades inseridas no meio político e ativista, como Michele Bolsonaro, Maria da Penha, Dilma Rousseff e Damares Alves, nomes que ganharam um destaque considerável nos últimos anos", afirma.
A presidente do instituto também chama atenção para a presença de representantes das artes cênicas no topo da lista. "Ao mesmo tempo, o fato de termos dois grandes nomes da arte e do entretenimento nos primeiros lugares do ranking, Fernanda Montenegro e Ivete Sangalo, mostra a grande influência que a cultura popular exerce no dia a dia dos brasileiros", finaliza.
Entre as outras personalidades femininas citadas no estudo, que respondem por 1% a 2% das menções dos entrevistados, estão as apresentadoras Fátima Bernardes e Xuxa, as jornalistas Glória Maria e Maria Julia Coutinho (Maju), a atriz Marina Ruy Barbosa, a deputada estadual Janaína Pascoal (PSL-SP) e a ativista Luisa Mell.
Ranking das 10 mulheres mais admiradas do Brasil
1º - Fernanda Montenegro (8% das menções)
2º - Ivete Sangalo (7% das menções)
3º - Michele Bolsonaro (4% das menções)
4º - Maria da Penha (4% das menções)
5º - Dilma Rousseff (4% das menções)
6º - Marta Vieira da Silva (3% das menções)
7º - Gisele Bündchen (2% das menções)
8º - Damares Alves (2% das menções)
9º - Anitta (2% das menções)
10º - Ana Maria Braga (2% das menções)