Diretor de '2001: Uma Odisseia no Espaço' recebe homenagem em SP
Mostra Internacional de São Paulo abriu as portas nesta sexta com homenagem ao cineasta americano
Da Redação
Publicado em 19 de outubro de 2013 às 06h59.
A 37ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo abriu suas portas ontem com uma homenagem ao cineasta americano Stanley Kubrick, criador de obras-primas como Laranja Mecânica e O Iluminado.
Até o próximo dia 31 de outubro, um total de 370 produções, a maioria inéditas, serão exibidas na cidade, embora também haverá espaço para clássicos de ficção como 2001: Uma Odisseia do Espaço, dirigido por Kubrick em 1968.
A homenagem ao mestre fica completa com uma exposição inédita na América Latina, que estará em cartaz até janeiro de 2014 no Museu de Imagem e Som, assim como uma retrospectiva de seus filmes em versão digital restaurada.
Stanley Kubrick (Nova York, 1928 - Harpenden, R.Unido, 1999) abordou em apenas 13 longas-metragens vários gêneros com os quais criou escola e deixou seu selo, entre eles o cinema negro com O Grande Golpe; histórico, com Spartacus e Barry Lyndon; de terror, com O Iluminado; e de drama passional com Lolita.
Outros dos filmes destacados nesta nova edição do festival paulista são o holandês Dark Blood; o americano Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen, e o chinês O grande mestre, entre outras produções.
A Mostra Internacional é composta por cinco seções, entre as quais destaca-se a "Competição Novos Diretores" e a "Perspectiva Internacional", que tem como objetivo oferecer uma visão global do cinema atual, e contará além disso com a exibição de cerca de cem filmes gratuitos.