Casual

Desenho de Degas roubado por nazistas será leiloado em julho

"Busto de três bailarinas", desenhado em carvão vegetal e desfocados sobre papel vegetal, está avaliado entre 350.000 e 450.000 euros,


	Degas: o desenho foi encontrado em 1951 em um gabinete da antiga embaixada alemã
 (Charles Platiau / Reuters)

Degas: o desenho foi encontrado em 1951 em um gabinete da antiga embaixada alemã (Charles Platiau / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2016 às 14h08.

Um desenho de Edgar Degas roubado pelos nazistas e devolvido no início de maio para os herdeiros do antigo proprietário será leiloado em 10 de julho pela casa Osenat em Fontainebleau.

"Busto de três bailarinas", desenhado em carvão vegetal e desfocados sobre papel vegetal, está avaliado entre 350.000 e 450.000 euros, anunciou Osenat nesta sexta-feira.

Sua devolução aconteceu com a ajuda de genealogistas segundo um novo procedimento estabelecido pelo Ministério da Cultura francês.

Seu antigo proprietário, Maurice Dreyfus, relatou em 1947 às autoridades francesas que este desenho a carvão não estava entre as obras que lhe foram devolvidas depois da guerra.

O desenho foi encontrado em 1951 em um gabinete da antiga embaixada alemã, mas não foi identificado como a obra procurada por seu proprietário.

Finalmente foi adjudicada ao Museu do Louvre, depois de ter sido registrada nas obras chamadas "MNR" (Museus Nacionais de Recuperação), que está sob a responsabilidade legal do Ministério das Relações Exteriores enquanto se aguarda a identificação do proprietário ou de seus herdeiros.

Cerca de 2.000 obras MNR ainda estão nos depósitos de museus franceses.

De acordo com o ministério da Cultura francês, essa devolução "é o primeiro resultado de um novo processo", que tem como objetivo "identificar o proprietário da obra sem esperar que os titulares se manifestem".

Testemunhas diretas são cada vez menos numerosas e o número de solicitações cada vez mais escassas.

Neste contexto, o ministério fechou uma cooperação com a organização de genealogistas da França para fazer as pesquisas necessárias. Cinco outros casos foram confiados a genealogistas no âmbito desta colaboração.

Acompanhe tudo sobre:ArteLeilõesNazismo

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo