Corpo de Gugu chegará até quinta a São Paulo; órgãos serão doados
Doação de órgãos do apresentador pode beneficiar até 50 pessoas
Tais Laporta
Publicado em 23 de novembro de 2019 às 13h54.
Última atualização em 23 de novembro de 2019 às 16h26.
O corpo de Gugu Liberato - morto na sexta-feira (22) após um acidente doméstico - deve chegar ao Brasil até a próxima quinta-feira (28), de acordo com informações da assessoria de imprensa do apresentador. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ofereceu o Salão Nobre da Casa para o velório.
A ideia da família, segundo a assessoria, é abrir o velório ao público que tanto apoiou Gugu durante sua carreira na TV. Ainda não há informações oficiais, porém, sobre velório e sepultamento. O apresentador tinha 60 anos e deixa três filhos: João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.
Doação de órgãos
A família de Gugu autorizou a doação de órgãos "atendendo uma vontade dele", o que deve interferir na demora para o traslado ao Brasil. "Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela", diz o comunicado assinado pela família e enviado para a imprensa nesta sexta.
Neste sábado, a assessoria de imprensa do apresentador divulgou nova nota em que ressalta que "todos os órgãos foram doados. Segundo informações da equipe médica responsável, essa doação poderá beneficiar até 50 pessoas".O corpo só poderá ser transportado após os procedimentos, de acordo com informações da equipe médica.
Acidente em Orlando
Gugu Liberato morreu nesta sexta-feira, em Orlando, na Flórida, onde tinha uma residência. Ele havia sido internado em um hospital após sofrer um acidente doméstico.
Ele caiu de uma altura de quatro metros quando fazia um reparo no ar-condicionado no sótão da casa. Os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral.
A morte encefálica foi confirmada pelo Professor Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante da mãe do apresentador Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.
Vida e carreira
O apresentador era paulistano e filho de portugueses. Nasceu no dia 10 de abril de 1959. Seu pai era caminhoneiro e sua mãe dona-de-casa. Ele tinha apenas 14 anos quando fez sua primeira aparição na TV, participando de uma gincana. Com 19 anos tornou-se auxiliar de escritório e, pouco depois, ganhou um cargo como produtor de TV. Mas ele acabou desistindo da carreira e indo estudar Odontologia. Sua passagem pela faculdade foi muito breve e ele acabou voltando para a TV.
Em 1982 passou a comandar o programa de auditório Viva a Noite, no SBT, emissora onde trabalhou por mais de 30 anos. Lá ele passou por diversos outros programas, como Passa ou Repassa, Sabadão Sertanejo e Domingo Legal, atração que rivalizava com o Domingão do Faustão, na Globo, em uma acirrada guerra pela audiência. Em 2009 chegou à Record, onde apresentou o Programa do Gugu, Gugu e Power Couple Brasil.
Recentemente ele apresentava o programa Canta Comigo, na TV Record. Gugu também era empresário, proprietário da GGP Produções, pólo de desenvolvimento audiovisual. Além de empresário e apresentador, Gugu também era cantor: ele ficou conhecido por suas versões de Pintinho Amarelinho e A Dança da Galinha Azul. Como ator, teve participação em diversos filmes, especialmente nos do grupo Os Trapalhões.