Coreia do Norte (Reuters)
Lucas Agrela
Publicado em 22 de março de 2015 às 12h53.
A Coreia do Norte ameaçou, neste domingo (22), explodir balões enviados por ativistas da Coreia do Sul que carregarão 10 mil DVDs do filme americano A Entrevista (The Interview, de 2014). A comédia da Sony Pictures se baseia em um plano da CIA para matar o líder norte-coreano Kim Jong-Un.
Os ativista planejam lançar os balões em 26 de março perto da fronteira fortemente armada da Coreira do Norte. Por sua vez, a Coreia do Sul informa que haverá retaliação caso haja um ataque em seu território. Quem vive perto da fronteira com a Coreia do Norte é alertado para deixar a região com antecedência, por segurança.
A Entrevista gerou polêmica na Coreia do Norte, que prometeu vingança sem piedade pelo conteúdo do filme. Pouco tempo depois do anúncio do longa, ocorreu um ataque virtual aos estúdios da Sony Pictures e diversos dados foram vazados, incluindo informações particulares de 47 mil pessoas e alguns filmes. Os Estados Unidos apontaram o país de Kim Jong-Un como responsável pelo caso.
O FBI, a polícia federal dos EUA, ainda investiga o caso.
Em outubro do ano passado, soldados da Coreia do Norte tentaram derrubar balões que também continham DVDs de A Entrevista, o que provocou uma breve troca de fogo na fronteira.