Exame Logo

Conheça a trajetória de Michelle Yeoh, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz

A atriz, que participou de produções como Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e 007 - O Amanhã Nunca Morre, tinha o sonho de ser bailarina e se destacou pelos sua facilidade em artes marciais

Michelle Yeoh na festa do Oscar da Vanity Fair (Karwai Tang/WireImage/Getty Images)
Fernanda Bastos

Repórter de ESG

Publicado em 15 de março de 2023 às 17h10.

A atriz sino-malaia Michelle Yeoh fechou a temporada de prêmios fazendo história neste último dia 12, quando se tornou a primeira atriz que se identifica como asiática a ganhar um Oscar de Melhor Atriz.

Michelle levou a estatueta para casa pela atuação no longa Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo (2022), do estúdio norte-americano A24 e de direção e roteiro assinados por Daniel Scheinert e Daniel Kwan. O longa somou um total de 11 indicações na noite e levou sete estatuetas para casa.

O papel de Michelle Yeoh em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

No filme, Michelle interpreta Evelyn Wang, uma imigrante e mãe chinesa que enfrenta crises familiares e fiscais nos Estados Unidos. Para resolver os impasses impostos ao longo do caminho, Evelyn acaba viajando e conhecendo outras versões da sua vida em realidades de um multiverso caótico.

Veja também

O filme mistura frames rápidos com imagens coloridas e recheadas de efeitos visuais. Apesar do frenesi e humor, o longa de cerca de duas horas traz discussões importantes sobre autoconhecimento, a importância da família e de limites.

No Rotten Tomatoes, Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo conta com 95% de aprovação da crítica e 88% de aprovação por parte do público.

O Oscar de Melhor Atriz

Michelle estava indicada na categoria ao lado das atrizes: Ana de Armas (pela interpretação de Blonde ), Andrea Riseborough ( To Leslie ), Cate Blanchett ( Tár ), Michelle Williams ( Os Fabelmans ). Ela também ganhou prêmios no Globo de Ouro, nos Spirit Awards de cinema independente e no Screen Actors Guild Awards (SAG).

“Por todos os meninos e meninas que parecem comigo assistindo esta noite, isso é um farol de esperança e possibilidade. Essa é a prova de que sonhos realmente se realizam”, disse Yeoh ao receber o prêmio.

Assista ao discurso de Michelle Yeoh no Oscar 2023

“Tenho que dedicar o prêmio à minha mãe e a todas as mães do mundo porque elas são as verdadeiras super-heroínas e, sem elas, nenhum de nós estaria aqui esta noite. Ela tem 84 anos e estou levando o prêmio para ela, ela está assistindo da Malásia com minha família e amigos. Amo vocês, estou levando isso para casa para vocês”, disse Yeoh em seu discurso de vitória. “Também, para a minha família estendida em Hong Kong onde comecei minha carreira: Obrigada por me deixarem ficar em seus ombros, me dando ajuda para que eu pudesse estar aqui hoje. Aos meus afilhados, às minhas irmãs, todos eles, aos meus irmãos, à minha família. Obrigado, obrigado. Obrigado à Academia, isso é história sendo feita”, concluiu.

Carreira e reconhecimento

Nascida em Ipoh, na Malásia, em 1962, Michelle não tinha pretensões de se tornar uma atriz de Hollywood. Ela se dedicava à dança, mais especificamente ao balé. Foi por causa do esporte que, aos 15 anos, mudou-se para a Inglaterra para estudar na London Royal Academy of Dance.

Por causa de uma contusão na coluna, Michelle foi impedida de continuar como bailarina clássica.Ao voltar para a casa da sua família, a mãe a inscreveu em um concurso de beleza, onde a atriz foi eleita Miss Malásia, e mais tarde, participou do Miss Mundo.

Destaque nas artes marciais

Após estrelar um comercial de TV ao lado de Jackie Chan, veio o convite do ator para Michelle se mudar para Hong Kong com o objetivo de se dedicar à atuação.

A atriz se destacou por participar de filmes com artes marciais, mesmo sem conhecimentos formais na área. Ela aplicava o que sabia de dança para fazer as cenas de luta – onde geralmente dispensava as dublês.

A grande estreia em Hollywood veio em 007 - O Amanhã Nunca Morr e (1997), mas Yeoh tem grandes filmes no seu currículo artístico, como: O Tigre e o Dragão (2000), Memórias de uma Gueixa (2005), A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008), Além da Liberdade (2011), Podres de Ricos (2018) e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021). Além de emprestar sua voz em Kung Fu Panda 2 (2011).

Yeoh também interpretou papéis na televisão.

Assista ao trailer do filme de Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo

Acompanhe tudo sobre:OscarFilmesFilmes de ação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame