Exame Logo

Como o vinho se tornou uma atração à parte de festival em Tiradentes (MG)

Consumo de vinho no Festival de Gastronomia de Tiradentes ajudou a aumentar o valor médio gasto pelos turistas. Evento vai de 18 a 27 de agosto na cidade histórica

Festival de Gastronomia de Tiradentes: evento é um dos mais importantes do país (Divulgação/Divulgação)
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 25 de agosto de 2023 às 18h15.

Última atualização em 25 de agosto de 2023 às 18h50.

*De Tiradentes, Minas Gerais

Uma tarde de sábado, com temperatura acima dos 30 °C, e milhares de pessoas circulando pelas ruas do centro da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Com o calorão, seria mais intuitivo que a cerveja fosse predominante na escolha de quem passava pelo município histórico e procurava se refrescar. Mas não é o que se viu durante o primeiro fim de semana do 26º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. O consumo de vinho se transformou em uma atração à parte na extensa programação do evento.

Veja também

A organização do festival não divulga números, mas em todo o canto era possível ver pessoas com taças e bags específicas para o transporte e a refrigeração das garrafas. Rodrigo Ferraz, diretor-geral do festival, diz que o aumento da procura pelo vinho foi um processo natural ao longo dos anos. Nesta edição, o evento firmou uma parceria com um mercado que levou para Tiradentes rótulos nacionais e importados.

O público que prestigia o festival — cerca de 60 mil pessoas — não cresceu nos últimos anos, mas o tíquete médio gasto aumentou em torno de 10%. E isso tem relação direta com o vinho. "Nós não subimos os preços dos produtos e pratos vendidos no festival, mas vimos que o vinho ajudou a aumentar o valor médio gasto pelas pessoas", explica Ferraz. Ainda segundo ele, considerando hospedagem, cada turista deixa cerca de R$ 2 mil na cidade.

Consumo de vinho no Brasil

Esse episódio do Festival de Tiradentes reflete o que já é perceptível em dados em todo o Brasil. De acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), o consumo médio de vinho no Brasil saiu de 1,8 litro per capita por ano em 2019, para 2,7 em 2022. A venda de vinhos finos (brancos, tintos e rosés) — no recorte apenas feito com vinhos produzidos no Rio Grande do Sul — saiu de 22,5 milhões de litros em 2019 para 30 milhões em 2021.

Programação

Entre os dias 18 e 27 de agosto, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, se transforma na capital da boa comida com a 26ª edição do Festival Cultura e Gastronomia . Um dos importantes festivais de gastronomia do país, são esperadas cerca de 60 mil pessoas na histórica cidade para acompanhar as mais de 200 atrações, concentradas em três espaços: a Praça da Rodoviária, o Santíssimo Resort e o Largo das Forras.

Nos dez dias do festival, Tiradentes respira cultura e gastronomia não só nos tradicionais restaurantes da cidade como também nos eventos especiais em que os maiores chefs do país dividem a cozinha para criar sabores únicos a quatro mãos.

Esta edição do festival é marcada pela volta dos grandes Festins oficiais. Há alguns anos, eles eram realizados em restaurantes, e agora voltam para um grande salão, novo na cidade, o Espaço Raízes. Com isso, retoma a cerimônia de banquete com o serviço de um menu harmonizado onde todos os convidados são servidos de forma simultânea.

Serviço

26º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Data: de 18 a 27 de agosto
Local: Praça da Rodoviária, Santíssimo Resort e Largo das Forras – Tiradentes-MG


*O jornalista viajou a convite do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

Acompanhe tudo sobre:Minas GeraisGastronomiacomida-e-bebidaVinhos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame