Casual

Tiradentes vira capital da gastronomia com festival e espera receber 60 mil pessoas

A 26ª edição do Festival Cultura e Gastronomia é realizado na cidade história mineira entre os dias 18 e 27 de agosto

Festival de Gastronomia de Tiradentes: praça central reúne principais atrações. (Nereu Jr/Divulgação)

Festival de Gastronomia de Tiradentes: praça central reúne principais atrações. (Nereu Jr/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Casual

Publicado em 8 de agosto de 2023 às 11h02.

Entre os dias 18 e 27 de agosto, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, se transforma na capital da boa comida com a 26ª edição do Festival Cultura e Gastronomia. Um dos importantes festivais de gastronomia do país, são esperadas cerca de 60 mil pessoas na histórica cidade para acompanhar as mais de 200 atrações, concentradas em três espaços: a Praça da Rodoviária, o Santíssimo Resort e o Largo das Forras.

Nos dez dias do festival, Tiradentes respira cultura e gastronomia não só nos tradicionais restaurantes da cidade, como também nos eventos especiais em que os maiores chefs do país dividem a cozinha para criar sabores único a quatro mãos.

Nesta edição, estarão presentes chefs de todas as regiões: Mara Salles, Dani Martins, Morena Leite, Ieda de Matos, Flávia Quaresma, Claudia Krauspenhar, Roberta Sudbrack, Bruna Martins, Caetano Sobrinho, Rafael Pires, Andreza Luísa, André Paganini, Carol Fadel, Maria Clara Magalhães, Marcelo Haddad, Cristiano Seabra, Marina Lopes e Pedro Barbosa.

Na programação musical, estão previstas apresentações de Eloá Gonçalves (SP), Carlos Ezequiel (SP), Samuel Pompeo (SP), Tato Mahfuz (SP), Everton Coroné, Bagatelas Quarteto, Adriana Araújo, InstruMetal, DJ Mcastro, DJ Thiagão e DJ Aída.

“O Festival de Tiradentes é muito aguardado pelo público, recebemos turistas do Brasil inteiro. Foi nosso primeiro festival e observar a cadeia produtiva da gastronomia em uma pequena cidade, do produtor à refeição, foi o que nos inspirou na criação da Plataforma Fartura, que tem como tema ‘Da origem ao prato’. Este evento continua sendo nosso principal produto, preparamos com muito cuidado e carinho e estamos animados para a 26ª edição”, comenta o diretor geral Rodrigo Ferraz.

Festins

Esta edição do festival é marcada pela volta dos grandes Festins oficiais. Há alguns anos, eles eram realizados em restaurantes, e agora voltam para um grande salão, novo na cidade, o Espaço Raízes. Com isso, retoma a cerimônia de banquete com o serviço de um menu harmonizado onde todos os convidados são servidos de forma simultânea.

Desta vez, serão quatro jantares chefiados por duplas de mulheres. Sempre uma veterana e uma chef da nova geração. São elas: Mara Salles e Dani Martins; Morena Leite e Ieda de Matos; Flávia Quaresma e Claudia Krauspenhar; Roberta Sudbrack e Bruna Martins. Além dos jantares, elas também participam da programação do Festival ao longo dos dias.

A curadoria privilegiou mulheres por uma razão especial. “No ano em que perdemos Dona Nelsa, uma figura tão importante para a culinária mineira, resolvemos voltar com os grandes festins homenageando grandes chefs que abriram caminho para tantas outras mulheres conquistarem seu espaço dentro da gastronomia”, conta a curadora Carolina Daher.

Cozinha mineira

Para homenagear a culinária mineira, o festival vai ampliar o já tradicional espaço Brasa e Lenha, na Praça Santíssimo. “Este espaço já existia, onde são feitos diversos assados na brasa ao longo do evento. Já recebeu nomes como Jefferson Rueda, com o famoso porco SanZé. Mas agora ele terá uma grande mesa, bancos e um anfitrião especial, o chef Flávio Trombino, do Xapuri, que vai receber outros cozinheiros e o público. Também será mais uma maneira de homenagear o legado de Dona Nelsa, sua mãe”, afirma Guilherme Sânzio, diretor de produção do Festival de Tiradentes.

Fartura gastronomia

Toda a realização do festival de Tiradentes é feito pela Fartura – Gastronomia do Brasil, uma das principais plataforma gastronômica do país. O projeto consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor.

As Expedições Fartura, lideradas pelas curadoras, a jornalista Carolina Daher e a chef Morena Leite, já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil quilômetros rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

“Este ano a gente resgata algo que sempre foi o verdadeiro sentido da Plataforma Fartura: da origem ao prato. Isso é o que nos mobiliza, contar a história de toda uma cadeia que faz com que a gastronomia possa existir. E nesse resgate também olhamos para nossa origem. Vamos fazer um festival com a alma mineira acima de tudo. Mostrar que não só sabemos cozinhar, mas também recebemos como ninguém”, explica a curadora Carolina Daher.

Serviço

26º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Data: de 18 a 27 de agosto
Local: Praça da Rodoviária, Santíssimo Resort e Largo das Forras – Tiradentes-MG

Acompanhe tudo sobre:Minas GeraisGastronomiacomida-e-bebida

Mais de Casual

Um por mês e sem hora para acabar. Pesquisa mostra como é o churrasco do brasileiro

Vermute dry brasileiro é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

Tênis da Nespresso: conheça o modelo Re:Ground feito com borra de café

Jato queridinho dos brasileiros: fabricante abre centro de manutenção próximo a São Paulo

Mais na Exame