Casual

Como deve ser a verdadeira dieta detox

PhD em Nutrição, Andrea Frias revela que na dieta detox saudável e racional, restrições não devem ser absolutas e são feitas por um curto período de tempo


	Barriga: para especialista, dieta detox deve ser restrita em sal e rica em temperos naturais, frutas e vegetais, carnes magras cozidas ou grelhadas, sementes, cereais e leguminosas
 (Stock.Xchange)

Barriga: para especialista, dieta detox deve ser restrita em sal e rica em temperos naturais, frutas e vegetais, carnes magras cozidas ou grelhadas, sementes, cereais e leguminosas (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2014 às 17h12.

As dietas desintoxicantes conhecidas como detox caíram no gosto popular. Elas têm como objetivo restabelecer o equilíbrio do metabolismo ao ajudar o corpo a eliminar toxinas produzidas a partir da ingestão excessiva de açúcar, gorduras, álcool, aditivos químicos, agrotóxicos, uso abusivo de medicamentos, entre outros.

Segundo Andrea Dario Frias, PhD em Nutrição, sintomas como a falta de disposição, concentração, dificuldade de digestão, dor de cabeça, insônia, mau funcionamento do intestino, excesso de gases, retenção de líquido e dificuldade para perder peso muitas vezes estão relacionados ao acúmulo dessas substâncias. "Uma dieta detox bem orientada é capaz de desintoxicar, hidratar, eliminar tais sintomas e auxiliar até mesmo no emagrecimento."

No entanto é preciso ter atenção. "Ainda há muita desinformação sobre esse assunto. Muitas pessoas acreditam que dieta detox é sinônimo de dieta radical e restritiva e excluem do cardápio uma série de alimentos e nutrientes indispensáveis ao corpo, colocando a saúde em risco. Muitos, sem qualquer orientação, ficam em jejum por horas e se apoiam no consumo por tempo prolongado de alimentos líquidos como sucos e sopas, com baixo conteúdo calórico-nutricional, o que pode causar anemia, fraqueza, deficiência de minerais e vitaminas, mau humor e, pior, intoxicar o fígado", diz a profissional do Centro Sanavita.

Andrea ainda revela que na dieta detox saudável e racional, as restrições não devem ser absolutas e são feitas por um curto período de tempo, três a sete dias no máximo, que podem ser repetidos esporadicamente. "Nesse período, devemos excluir as bebidas alcoólicas, o açúcar, café, alimentos ricos em aditivos químicos e gorduras saturadas/trans, além de alimentos com alto potencial alergênico como os laticínios, os ricos em glúten e a soja."

A especialista ainda avisa que a dieta detox saudável deve ser restrita em sal e rica em temperos naturais como ervas, cebola, alho, gengibre etc, além de conter frutas e vegetais (se possível orgânicos), carnes magras cozidas ou grelhadas (frango sem pele ou peixes), sementes e oleaginosas como a linhaça, chia, castanhas, etc, cereais como a quinoa, amaranto e arroz integral, leguminosas como o feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico, e muito líquido.

"Estão liberados a água mineral, de coco, chás e sucos detoxificantes, preparados com frutas e vegetais. Uma ótima dica que vale não só para o período de desintoxicação, mas para o ano todo, é consumir os chás e sucos Detox da Sanavita, que fornecem as concentrações adequadas de ingredientes nutritivos e saudáveis, capazes de promover uma verdadeira faxina no organismo."

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoDietasEmagrecimentoSaúde e boa formaTrigo

Mais de Casual

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

Mais na Exame