Acompanhe:

Colômbia vence Costa do Marfim e se aproxima das oitavas

Com a vitória por 2 a 1 sobre os africanos, Colômbia espera empate entre Japão e Grécia para se classificar às oitavas

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Jogadores da Colômbia comemoram gol de James Rodriguez, que abriu o placar no segundo tempo
 (Reuters/David Gray)

Jogadores da Colômbia comemoram gol de James Rodriguez, que abriu o placar no segundo tempo (Reuters/David Gray)

D
Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2014 às, 16h01.

A Colômbia derrotou a Costa do Marfim por 2 a 1 nesta quinta-feira em Brasília, em partida do Grupo C da Copa do Mundo, e se aproximou da classificação às oitavas de final da competição.

A Colômbia abriu o placar no segundo tempo, com um gol de cabeça de James Rodríguez, aos 19 minutos, e ampliou aos 25, com Juan Quintero, que finalizou um rápido contra-ataque. Gervinho diminuiu para os marfinenses em linda jogada individual, aos 29.

Com a vitória, os colombianos chegaram aos seis pontos e esperam agora pelo resultado da partida entre Japão e Grécia, que se enfrentam ainda nesta quinta-feira, em Natal. Um empate coloca os 'Cafeteros' na próxima fase.

Em 24 de junho, os colombianos enfrentam o Japão na Arena Pantanal, enquanto a Costa do Marfim, com três pontos e ainda com boas chances de classificação, mede forças com os gregos em Fortaleza.

O veterano craque Didier Drogba ficou novamente na reserva, entrando apenas no segundo tempo, como no jogo contra o Japão.

Contra os favoritos do grupo, o técnico francês Samir Lamouchi do "Elefantes" optou por tirar um atacante para colocar mais um meia, dando mais proteção à defesa. Gradel entrou no lugar de Kalou.

Já o técnico argentino da Colômbia, José Pékerman, gostou do que viu de sua seleção na vitória sobre a Grécia por 3a 0 e colocou em campo o mesmo time da primeira rodada.

Como esperado, a partida se mostrou parelha desde o primeiro minuto, com as duas equipes procurando o gol adversário. Com mais posse de bola, os colombianos apostaram na troca de passes para chegar ao ataque, enquanto os marfinenses confiavam na velocidade de seus jogadores no contra-ataque.

Aos 5 minutos iniciais, Téo Gutierrez deu o primeiro chute perigoso da partida de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

A Costa do Marfim respondeu logo em seguida. Yaya Touré tocou para Gervinho, que cortou para dentro e arriscou da entrada da área, aos 10, mas a bola também não achou o gol.

A melhor chance do primeiro tempo veio numa boa trama ofensiva dos sul-americanos. James Rodriguez foi lançado pela esquerda, e cruzou nos pés de Gutierrez, que apareceu sozinho cara a cara com Ospina. O centro-avante tentou de primeira, mas pegou muito mal na bola e mandou para fora, para desespero dos torcedores colombianos, que já comemoravam.

Os marfinenses não se abateram com a falha do sistema defensivo e deram o troco no minuto seguinte. Aurier pedalou para cima de Yepes e chutou rasteiro, mas Ospina pulou e defendeu com segurança.

Colômbia segura pressão

Na volta do intervalo, a Colômbia voltou a campo muito mais acesa e impôs uma forte pressão sobre os africanos.

Aos 13, os 'Cafeteros' quase abriram o placar com Cuadrado, que recebeu ótimo passe de Rodríguez e chutou quase sem ângulo. O goleiro Barry Copa não conseguiu segurar e a bola foi parar na trave.

De tanto pressionar, a Colômbia conseguiu marcar. Numa cobrança de escanteio aos 19, James Rodriguez, grande nome da equipe depois do corte do astro Radamel Falcao, subiu mais alto do que a zaga e fuzilou de cabeça o goleiro Copa, que não segurou.

Os comandados de Pékerman aproveitaram o bom momento e não relaxaram. Aos 25, Zokora tentou sair driblando e foi desarmado por Rodríguez. A bola sobrou para Gutierrez, que deixou Quintero na cara do gol. O atacante do Porto tirou de Copa e ampliou o placar.

Quando parecia que a Costa do Marfim não teria forças para reagir, os africanos acharam um gol numa linda jogada individual de Gervinho.

Aos 29, o atacante da Roma recebeu na esquerda, driblou dois jogadores, invadiu a área e chutou com força. Ospina tentou segurar, mas a bola foi morrer no fundo do gol.

Renovados e com Didider Drogba em campo, os marfinenses partiram para cima em busca do empate.

Aos 32 e 35, Kalou e Boly tentaram empatar de cabeça, após cruzamentos na área, mas Ospina segurou. Aos 40, Gervinho fez outra ótima jogada individual e tocou para Kalou chutar da entrada da área. A bola novamente parou nas mãos do goleiro 'Cafetero'.

Ao som do apito final, a maré amarela colombiana no estádio Mané Garrincha fez a festa, comemorando a segunda vitória em dois jogos neste Mundial.

Últimas Notícias

Ver mais
Esta empresa chegou há 2 anos no Brasil e agora quer aportar R$ 100 milhões por aqui. O motivo: a IA
seloNegócios

Esta empresa chegou há 2 anos no Brasil e agora quer aportar R$ 100 milhões por aqui. O motivo: a IA

Há 3 horas

Arte, gastronomia e tênis: Miami se transforma para receber os melhores tenistas da temporada
Casual

Arte, gastronomia e tênis: Miami se transforma para receber os melhores tenistas da temporada

Há 19 horas

Boa campanha do Novorizontino faz parceiros crescerem nas redes sociais
Esporte

Boa campanha do Novorizontino faz parceiros crescerem nas redes sociais

Há 20 horas

Tudor anuncia parceria com o Inter Miami e colore o Black Bay Chrono de rosa
Casual

Tudor anuncia parceria com o Inter Miami e colore o Black Bay Chrono de rosa

Há 23 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais