Casual

Colômbia declara pinturas de Botero bem de interesse cultural

479 obras doadas pelo artista estão no Museu Nacional da Colômbia e no Museu Botero, ambos em Bogotá

Botero: "A maior honra que podem fazer é declarar meu trabalho como bem nacional. É uma coisa que poucos artistas podem ter o privilégio de receber" (Paolo Cocco/AFP)

Botero: "A maior honra que podem fazer é declarar meu trabalho como bem nacional. É uma coisa que poucos artistas podem ter o privilégio de receber" (Paolo Cocco/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 11h24.

Bogotá - O pintor colombiano Fernando Botero, que completa 80 anos nesta quinta-feira, recebeu na noite de quarta-feira uma homenagem do presidente Juan Manuel Santos, que declarou bem de interesse cultural as 479 obras que o famoso artista doou ao país.

"A resolução assinada significa que todas as obras fazem parte, a partir deste momento, de um legado do qual a nação se compromete a cuidar, a manter e, de certa forma, tornar conhecidas por todo o mundo", afirmou Santos.

"A maior honra que podem fazer é declarar meu trabalho como bem nacional. É uma coisa que poucos artistas podem ter o privilégio de receber", agradeceu Botero, ao lado da esposa, a escultora grega Sophia Vari, e seus filhos.

As 479 obras doadas pelo artista estão no Museu Nacional da Colômbia e no Museu Botero, ambos em Bogotá, além do Museu de Antioquia de Medellín, cidade natal do artista, e em locais públicos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArteArtes visuaisArtistasCelebridadesColômbia

Mais de Casual

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo

Boa Vista Surf Lodge, da JHSF, chega ao mercado hoteleiro de luxo