Casual

Celular feito de papel eletrônico promete ser o futuro dos smartphones

São Paulo -  Pode soar estranho, mas é ciência: pesquisadores desenvolveram um celular totalmente funcional feito de uma folha de papel eletrônica. O PaperPhone tem a grossura de um cartão de crédito e responde a comandos quando tem os cantos dobrados ou quando é escrito com uma caneta. O segredo é que sua tela, de 3,7 polegadas, […]

PaperPhone (Queens Universitys Human Media Lab)

PaperPhone (Queens Universitys Human Media Lab)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2011 às 18h34.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h18.

São Paulo -  Pode soar estranho, mas é ciência: pesquisadores desenvolveram um celular totalmente funcional feito de uma folha de papel eletrônica. O PaperPhone tem a grossura de um cartão de crédito e responde a comandos quando tem os cantos dobrados ou quando é escrito com uma caneta.

O segredo é que sua tela, de 3,7 polegadas, é feita de uma película fina que usa a tecnologia E-ink, a mesma do e-reader Kindle. O resultado é um aparelho com as mesmas tarefas de um smartphone - de fazer ligações a navegar na internet e compartilhar música.

O projeto é uma parceria da Universidade de Queen, no Canadá, com pesquisadores da Universidade do Arizona e da empresa E-ink. Segundo a equipe, o PaperPhone é só o começo de toda uma geração de aparelhos mais leves e resistentes, e que não consomem energia quando não manuseados.

O protótipo foi apresentado na Conferência Internacional de Interação Homem e Computador, no Canadá, no começo de maio. A ideia é refinar a tecnologia e torná-la mais ágil até que possa ser colocada no mercado (a previsão dos pesquisadores é de cinco anos). Dá para ver o PaperPhone em ação aqui.

Acompanhe tudo sobre:DesignSmartphonesIndústria eletroeletrônicaInovação

Mais de Casual

F1 de 2026 terá novas equipes e a maior revolução tecnológica em décadas

Vinhos rosés para além do verão: a visão da Minuty para o Brasil

Como Tóquio transformou banheiros em arquitetura urbana

Carnaval de 2026 deve lotar estradas; veja cuidados com o carro