Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Capoeira vira Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

istura de dança, arte marcial, esporte e um dos maiores símbolos culturais do país, a roda de capoeira recebeu o título da Unesco

Modo escuro


	Roda de capoeira: capoeira nasceu como uma manifestação dos escravos africanos para contestar a repressão
 (Divulgação/ Prefeitura Parauapebas)

Roda de capoeira: capoeira nasceu como uma manifestação dos escravos africanos para contestar a repressão (Divulgação/ Prefeitura Parauapebas)

D
Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2014, 13h46.

Rio de Janeiro - Mistura de dança, arte marcial, esporte e um dos maiores símbolos culturais do país, a roda de capoeira recebeu nesta quarta-feira o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A outorga do título, feita em reunião da Unesco realizada hoje em Paris, foi comemorada em comunicado divulgado pelo Ministério da Cultura.

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, afirmou que o reconhecimento serve para reforçar os compromissos já assumidos pelo governo para preservar a manifestação cultural.

"O reconhecimento internacional amplia as condições de salvaguarda desse bem", afirmou a presidente do Iphan, citada no comunicado do Ministério da Cultura.

"A intenção é colocar sob a proteção do Estado toda uma diversidade de práticas e conhecimentos que são patrimônio brasileiro, assim como as construções e as paisagens", acrescentou Jurema.

De acordo com a presidente do Iphan, o governo planeja ações para promover a prática, valorizar os professores, preservar as características originais da capoeira e criar redes de cooperação e de transmissão do conhecimento.

O Iphan afirmou que já ofereceu apoio para que os próprios praticantes da modalidade realizassem um amplo inventário dos grupos de capoeira e dos principais professores no país. Foi proposta também a criação de comitês regionais.

Com o reconhecimento, a capoeira se junta ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano, à Arte e Pintura Corporal dos Kusiwa, ao Frevo e à peregrinação religiosa do Círio de Nazaré como bens brasileiros incluídos na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A capoeira nasceu no século XVII como uma manifestação dos escravos africanos no país para contestar a repressão.

"Hoje é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo o território nacional, além de contar com praticantes em mais de 160 países de todos os continentes", afirma o Ministério da Cultura.

Atividades para festejar o anúncio foram realizadas em várias cidades, entre elas Salvador - onde a capoeira surgiu -, Rio de Janeiro e São Paulo, onde os principais professores da modalidade se reuniram para uma demonstração popular na Avenida Paulista.

Produtos Recomendados pela Exame

Últimas Notícias

ver mais
As melhores cores para pintar as paredes de casa em 2023
Casual

As melhores cores para pintar as paredes de casa em 2023

Há 4 horas
Um passeio pela melhor vinícola do mundo. Saiba qual é
Casual

Um passeio pela melhor vinícola do mundo. Saiba qual é

Há 6 horas
Decoração: obras e mobiliários de artistas nacionais para ter em casa
Casual

Decoração: obras e mobiliários de artistas nacionais para ter em casa

Há 9 horas
A Escócia é aqui: uísque de Santa Catarina ganha prêmio internacional
Casual

A Escócia é aqui: uísque de Santa Catarina ganha prêmio internacional

Há 15 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais