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Cannes fecha uma edição que se rendeu a "Divertida Mente"

O festival começou este ano com a explosão de adrenalina de "Mad Max" e terminou com a força de Michael Fassbender em um "Macbeth" muito naturalista

"Dheepan", do francês Jacques Audiard: filme ganhou neste domingo a Palma de Ouro (Regis Duvignau/Reuters)
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Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2015 às 17h54.

Cannes (França) - "Dheepan", do francês Jacques Audiard, ganhou neste domingo a Palma de Ouro de uma edição do Festival de Cannes que, além dos prêmios, se rendeu à humanidade de Michael Caine e à maravilhosa animação "Divertida Mente", que conquistou a todos com sua colorida história cerebral.

O festival começou este ano com a explosão de adrenalina de "Mad Max" e terminou com a força de Michael Fassbender em um "Macbeth" muito naturalista, após 12 dias em que essa pequena cidade da côte d'azur francesa foi o centro do mundo cinematográfico.

Foi uma equilibrada concentração de talento e estrelas, algo que só Cannes alcança a cada ano, e que nesta edição teve a morte como tema principal das profundas histórias em competição e uma contribuição hollywoodiana pelas mãos de Woody Allen, Natalie Portman e Mark Osborne.

Allen apresentou seu último filme, "O Homem Irracional", uma comédia leve com divertidos diálogos, protagonizado por Emma Stone e Joaquin Phoenix; a atriz Natalie Portman chegou com seu estreia como diretora com "A Tale of Love and Darkness", baseado em um romance de Amós Oz; e Mark Osborne com sua particular versão animada de "O Pequeno Príncipe".

Mas, sem dúvida, a grande e inesperada protagonista de Cannes foi "Divertida Mente", da Pixar, dirigida por Pete Docter e com John Lasseter na produção, que deu uma lição de cinema original, divertido, sensível e cheio de criatividade.

Nas diversas seções do festival puderam ser vistos ver filmes de peso como "Carol", a preciosa história de amor entre duas mulheres com Cate Blanchett e Rooney Mara - que ganhou o prêmio de melhor atriz junto com a francesa Emmanuelle Bercot, e a especial história da velhice contada por Paolo Sorrentino em "Youth", que saiu sem prêmios apesar de ser grande favorito.

Esse filme levou Michael Caine ao festival, onde chegou com sua experiência e seu britânico senso de humor para oferecer a melhor interpretação desta edição, apesar da vitória do francês Vincent Lindon.

A dureza da vida dos judeus no campo de concentração de Auschwitz de "Son of Saul", do húngaro László Nemes, e a beleza plástica de "The Assassin", do taiuanês Hou Hsiao-Hsien, foram reconhecidas com o Grande Prêmio e o Prêmio do Júri, respectivamente.

E embora sem prêmios, também chamaram a atenção a sensibilidade da história da morte de uma mãe de "Mia Madre", e a violência na fronteira entre México e Estados Unidos de "Sicário", com Benicio del Toro.

"Chronic", do mexicano Michel Franco, levou o prêmio de melhor roteiro, que conta a história de um homem que cuida de doentes terminais e é incapaz de se comunicar com outros seres humanos, longa que chamou muito a atenção de Guillermo del Toro, membro do júri presidido pelos irmãos Coen.

"A terra e a sombra", do colombiano César Acevedo, foi escolhido filme revelação e conseguiu o máximo reconhecimento a que podia aspirar: a Câmera de Ouro de melhor estreia. "Allende, meu avô Allende", da chileno-mexicana Marcia Tambutti, obteve o prêmio de melhor documentário.

O documentário foi um dos protagonistas de Cannes, com a exibição de "Amy", sobre a cantora britânica Amy Winehouse; "Hitchcock/Truffaut", baseado no livro que réune as conversas entre Alfred Hitchock e François Truffaut no verão de 1962; "Depardieu grandeur nature", e "Jag Är Ingrid", sobre Ingrid Bergman.

A atriz sueca foi rosto do cartaz de uma edição que dedicou a ela uma pequena homenagem no centenário de seu nascimento.

São Paulo – O sétimo filme da série Velozes e Furiosos foi o campeão de bilheteria do ano, até agora, no Brasil. De acordo com a consultoria Filme B, o longa faturou mais de 134 milhões de reais em bilheteria até o dia 3 de maio. Os Vingadores: Era de Ultron, ocupa o segundo lugar da lista de maior bilheteria no Brasil. Confira nas imagens os 10 filmes campeões no cinema .
  • 2. Velozes e Furiosos 7

    2 /11(Divulgação/INFO)

  • Veja também

    Renda: R$ 134,3 milhões

    Estrelado por Vin Diesel, Paul Walker,Dwayne Johnson, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris e Jason Statham, é o sétimo da série. Marca o último trabalho de Paul Walker, que faleceu em 30 de novembro de 2013, com apenas metade das cenas gravadas.
  • 3. Os Vingadores - Era de Ultron

    3 /11(Reprodução/Youtube)

  • Renda: R$ 89,03 milhões

    Os Vingadores: Era de Ultron é o segundo em bilheteria no Brasil e o segundo a unir os heróis da Marvel. Os Vingadores Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro encontram o cetro de Loki com o Barão Wolfgang von Strucker, da H.I.D.R.A. Durante o filme, lutam contra as experiências humanas criadas pelo objeto e contra Ultron, um programa de computador.
  • 4. Cinquenta Tons de Cinza

    4 /11(Cinquenta Tons de Cinza/Reprodução)

    Renda: R$ 86,7 milhões

    O filme Cinquenta Tons de Cinza estrela é baseado na obra de E. L. James. Anastasia Steele (Dakota Johnson) é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem, que se envolve com o poderoso magnata Christian Grey (Jamie Dornan). Com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia torna-se objeto de submissão do sádico Grey.
  • 5. Cinderela

    5 /11(Divulgação/Disney)

    Renda: R$ 48,51 milhões

    O live action revive os encantos do filme da Disney de 1950 e dos contos do autor francês Charles Perrault.

    Neste conto-de-fadas, Ella fica sob os mandos de sua madrasta, Lady Tremaine, e duas irmãs, Anastasia e Drisella, depois que seu pai some. Sua esperança está em sua gentileza e em um belo rapaz que encontra na floresta.

  • 6. Bob Esponja: Um Herói Fora DÁgua

    6 /11(Reprodução/Divulgação)

    Renda: R$ 48,22 milhões

    Nesta comédia, o pirata Barba Burguer (Antonio Banderas) encontra um livro mágico. Todos os planos que escreve se tornam realidade. Ele usa esse poder para roubar a fórmula secreta e guardada a sete chaves do hambúrguer de siri no fundo do mar.
  • 7. Loucas pra casar

    7 /11(Divulgação/Facebook oficial)

    Renda: R$ 45,87 milhões

    Loucas para casar é o único filme brasileiro da lista. Malu (Ingrid Guimarães) tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel (Márcio Garcia), o homem de sua vida. Ela descobre, ao contratar um detetive particular, que há outras duas mulheres na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia (Suzana Pires) e a fanática religiosa Maria (Tatá Werneck). As três irão disputar a preferência do homem perfeito.
  • 8. Êxodus: deuses e reis

    8 /11(Divulgação)

    Renda: R$ 41,2 milhões

    Com Christian Bale no papel do profeta Moisés, Exodus é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O filme narra a saída dos hebreus do Egito, que eram subjugados pelo faraó.
  • 9. Os pinguins de Madagascar

    9 /11(Divulgação/Facebook oficial)

    Renda: R$ 40,62 milhões

    A elite dos pinguins espiões já era amada desde Madagascar, o primeiro filme da franquia. Os quatro pinguins são capturados pelo temido Dr. Otavius Brine, que se sentiu prejudicado por eles no passado. os os pinguins do mundo.
  • 10. Insurgente

    10 /11(Divulgação)

    Renda: R$ 38,92 milhões

    Baseado no best seller mundial Insurgente, o segundo filme da trilogia A Série Divergente, de Veronica Roth, é uma ficção científica. Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição.  Desta vez, Jeanine está à procura de um divergente capaz de abrir uma caixa encontrada na casa de Natalie Prior, mãe de Tris. Dentro dela, acredita-se estar uma mensagem que poderia acabar com todos os divergentes.
  • 11. Uma noite no museu 3

    11 /11(Divulgação/Facebook oficial)

    Renda: R$ 30,75 milhões

    O trabalho de segurança noturno de um museu não é nem um pouco entediante quando se trata do Museu de História Natural de Nova York. Larry Daley (Ben Stiller), responsável pela função, descobre que a peça que faz os objetos do museu ganharem vida está danificada. Para tentar salvar o museu, ele vai para Londres.
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