Exame Logo

Blatter admite surpresa com Messi eleito melhor da Copa

Essa foi a primeira vez que os jornalistas envolvidos na cobertura do Mundial não participaram da escolha do craque da Copa do Mundo, feita desde 1978

Messi: "se pensar nos jogos que o Messi fez pela a Argentina, ele foi decisivo", diz Blatter (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 15h42.

Rio de Janeiro - A escolha do argentino Lionel Messi como melhor jogador da Copa do Mundo no Brasil causou surpresa no presidente da Fifa , Joseph Blatter. Foi o que o dirigente revelou nesta segunda-feira ao ser questionado sobre o assunto durante coletiva de imprensa realizada no Maracanã.

Antes de dar sua resposta, com um sorriso discreto, Blatter perguntou ao jornalista se ele queria ouvir o que ele realmente pensava ou se preferia uma reposta diplomática. O comentário rendeu alguns risos.

Veja também

"Eu fiquei um pouco surpreso quando soube que o Messi havia sido eleito o melhor jogador", admitiu o dirigente, que disse, no entanto, respeitar a escolha do Comitê Técnico da Fifa, órgão responsável por determinar qual jogador é merecedor do título.

Essa foi a primeira vez que os jornalistas envolvidos na cobertura do Mundial não participaram da escolha do craque da Copa do Mundo, que é feita desde a edição de 1978.

De lá para cá já foram realizados dez Mundiais, e em apenas quatro ocasiões o melhor jogador da competição esteve na seleção campeã. E isso não acontece desde 1994, quando o atacante brasileiro Romário, um dos protagonistas do tetra, conquistou o prêmio.

A Bola de Ouro da Fifa tem funcionado como uma espécie de prêmio de consolação às seleções que fazem boas campanhas, mas não chegam ao título da Copa do Mundo . Alguns jogadores, porém, têm sido premiados mesmo após atuações contestadas. O caso mais notório é o do goleiro alemão Oliver Kahn, que falhou em um dos gols que deram o título ao Brasil na final da Copa de 2002.

Na final do último domingo, Messi teve atuação discreta. "Mas se pensar nos jogos que o Messi fez pela a Argentina no início do torneio, podemos dizer que ele foi decisivo", alegou Blatter, tentando chancelar a escolha.

Acompanhe tudo sobre:AtletasCopa do MundoEsportesFifaFutebolJoseph BlatterLionel Messi

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame