Asics cria tênis inspirado em Caetano Veloso e Gilberto Gil; conheça

Novidade faz referência ao movimento Tropicália e foi criado em collab com loja brasileira; novidade será vendida globalmente
Tênis manteve tradicional "língua bipartida" e ganhou iniciais da Guadalupe (Asics/Divulgação)
Tênis manteve tradicional "língua bipartida" e ganhou iniciais da Guadalupe (Asics/Divulgação)
G
Gabriel Aguiar

Publicado em 12/07/2022 às 08:00.

Última atualização em 12/07/2022 às 10:36.

Quem disse que o clássico Asics Gel-Lyte III – desenhado por Shigeyuki Mitsui em 1990 – não tem um pouco de espírito brasileiro? Pelo menos na recém-apresentada collab com Guadalupe, varejista que foi um dos precursores da cultura sneakerhead por aqui, que ganhou cores inspiradas no movimento Tropicália. E a principal referência foi o álbum Acabou Chorare, do grupo Novos Baianos.

LEIA TAMBÉM

O que foi o movimento Tropicália

Na verdade, a música foi apenas uma das formas de expressão do Tropicalismo (que teve origem nos anos 1960, durante o Festival de Música Popular Brasileira, que revelou Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes, por exemplo). Isso porque o movimento provocou rupturas em artes, cinema, teatro e literatura, além de trazer referências de culturas estrangeiras adaptadas ao nosso país.

Asics Gel-Lyte III Tropicália

Palmilha é exclusiva para essa edição e exibe o nome do movimento artistico (Asics/Divulgação)

Quem assina o desenho dessa edição é o brasileiro Pedro Andrade, que incluiu gráficos psicodélicos e materiais que contextualizassem o movimento. E a inspiração também se repetiu na campanha de lançamento, com fotos e vídeos do artista Hick Duarte, enquanto a trilha sonora incluiu produção do selo Mudroi, com hip-hop experimental que resgata a sonoridade de artistas tropicalistas.

Quando começa a ser vendido (e quanto custa)

Nesta semana, o Asics Gel-Lyte III Tropicália começará a ser vendido exclusivamente pelas duas lojas da Guadalupe – ambas em São Paulo (SP), nos bairros Bom Retiro e Paraíso – por 799,99 reais. Já na próxima segunda-feira, 18, a Asics passará a oferecer na concept store da rua paulistana Oscar Freire e na loja online. Por fim, no dia 21, começará a distribuição com parceiros internacionais.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.