As dicas do melhor estilista para roupas masculinas

Eleito o melhor estilista de moda masculina dos Estados Unidos em 2011, Michael Bastian contou o que todo homem precisa ter no guarda-roupa

São Paulo - Durante os cinco anos em que trabalhou na renomada loja de departamento Bergdorf Goodman, Michael Bastian percebeu a monotonia que havia nas roupas masculinas. Inquieto com a constatação, decidiu fazer algo “sofisticado e real”. Terminou criando a marca que leva seu nome. As roupas que produz incluem peças de alfaiataria e outros clássicos do guarda-roupa masculino, sempre com um toque contemporâneo, sem caretice.

Em 2007, apenas um ano depois de ter alçado voo solo, ele foi indicado ao posto de estilista revelação pelo Council of Fashion Designers of America (CFDA), o maior prêmio de moda dos EUA. Dois anos mais tarde, fechou uma parceria com a Gant para desenvolver uma linha. Mesclar o estilo esportivo e casual da Gant com o olhar moderno de Bastian foi um golpe de mestre.

A coleção, bem recebida pela imprensa e aprovada pelo público, fez com que a parceria se estendesse por mais quatro temporadas. A linha de roupas representa hoje 23% das vendas da marca só no Brasil. Consagrado e eleito melhor estilista de moda masculina pelo CFDA em 2011, ele lançou uma linha de chinelos em parceria com a Havaianas no seu desfile de primavera/verão.

- Você virou especialista no estilo preppy. O que te atrai tanto nele?

Michael Bastian - O estilo preppy funciona para toda situação, idade e país. É como acho que homens ficam mais elegantes.


Quais são os clássicos do preppy?

Bastian - Os princípios são simples: um blazer marinho, calça chino, camisas oxford com abotoamento button-down (aquelas com botão na lateral do colarinho), cashmere decote em V, calças cinzas de lã, um bom casaco bege para chuva, um sapato modelo loafer marrom, um jeans que te vista bem e óculos aviador. Essas peças servem para a maioria das situações.

Sua linha de roupas para a GANT é um sucesso no Brasil. Que imagem você tem do consumidor brasileiro?

Bastian - Vejo os homens brasileiros como cosmopolitas e internacionais. Eu também acredito que eles têm um gosto mais refinado pela moda sportswear devido ao clima e à consciência corporal do país.

Que dicas você dá ao brasileiro para se vestir de maneira mais elegante no calor? E no inverno?

Bastian - Estou apaixonado pela ideia de ternos de verão – em linho ou algodão, com abotoamento simples ou duplo. É realmente agradável ver um cara em um terno leve com uma camisa branca, uma gravata e top sider nos pés. Para o frio, minha dica favorita é ter um casaco esporte mais pesado, para usar com cachecol ou lenço, luvas e óculos de sol.

O que é indispensável no guarda-roupa masculino?

Bastian - Todo homem precisa de um bom terno cinza de lã, que tenha o caimento perfeito. Se você tiver apenas um terno, aposte nesse modelo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.