Casual

'Arthur Christmas', a missão impossível da família de Papai Noel

O filme, que estreia em 3D nesta quarta-feira nos Estados Unidos, transforma a família Claus em uma empresa especializada na distribuição de presentes em grande escala

A modernização de entrega dos presentes acaba afetando o espírito de Natal dos próprios Claus (Neilson Barnard/Getty Images)

A modernização de entrega dos presentes acaba afetando o espírito de Natal dos próprios Claus (Neilson Barnard/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2011 às 11h36.

Los Angeles - Tradicionais ingredientes da maior festa do calendário cristão, os filmes de Natal estão representados neste ano pela animação 'Arthur Christmas', que mostra os desafios enfrentados pela família de Papai Noel para conseguir entregar a tempo todos os presentes do mundo.

O longa, que estreia em 3D nesta quarta-feira nos Estados Unidos, transforma a família Claus em uma empresa especializada na distribuição de presentes em grande escala, liderada pelo patriarca Santa, que comanda um exército de elfos disciplinados.

A entrega de brinquedos é uma versão natalina de 'Missão Impossível', na qual os trenós foram substituídos pelos últimos avanços tecnológicos.

Mas essa modernização acaba afetando o espírito de Natal dos próprios Claus, menos de Arthur, o filho mais novo. Desengonçado e medroso, ele terá de superar seus medos para que todos os presentes cheguem às crianças.

'Arthur Christmas' - da Sony Pictures Animation, criadora de 'Os Smurfs' e 'Tá Chovendo Hambúrguer' - foi o primeiro filme dirigido por Sarah Smith, também roteirista da obra. A dublagem do original em inglês conta com os atores James McAvoy, Hugh Laurie e Bill Nighy.

'Me diverti muito dublando', disse McAvoy em entrevista à Agência Efe, ao comentar 'Arthur Christmas'. Foi a segunda animação do mocinho de 'O Último Rei da Escócia', que neste ano mesmo já havia dublado 'Gnomeu e Julieta' ao dar voz ao protagonista Gnomeo.


'À medida que fico mais velho, quero fazer mais coisas que entretenham as crianças', explicou McAvoy, de 32 anos, que se tornou pai em 2010.

O ator disse que, apesar de seu personagem ser meio complexado, é alguém com quem podemos nos identificar. McAvoy diz compartilhar com Arthur sua paixão pelo Natal, uma das festas que mais gostava quando era pequeno e que comemora com entusiasmo desde os 25 anos.

'Eu gosto de cozinhar, passar tempo com a família, trocar presentes, cantar, tudo que tem a ver com o Natal. É uma data importante para mim', afirmou o intérprete, lembrando como Papai Noel o decepcionou em sua infância de tantos presentes que ele pedia.

'Quando era pequeno, escrevi cartas (a Papai Noel) em dois Natais para ganhar um caça Harrier, mas nunca consegui um que voasse de verdade', revelou McAvoy.

Da mesma forma que ocorreu em 2010 com os pequeninos Minions em 'Meu Malvado Favorito', 'Arthur Christmas' aposta boa parte das risadas nos mais de 1 milhão de simpáticos elfos - número oficial, segundo um estudo - mobilizados para embrulhar e entregar os mais de 2 bilhões de presentes em tempo recorde. 

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoEstados Unidos (EUA)NatalPaíses ricos

Mais de Casual

20 anos de romance: descubra Charleston por meio das locações de Diário de Uma Paixão

Recém-lançada, Ferrari de quase R$ 4 milhões já vendeu 20 unidades no Brasil

O supercarro português de luxo que chega ao mercado por R$ 9 milhões

Dia Nacional do Coquetel: 9 drinques clássicos revisitados para provar em São Paulo

Mais na Exame